terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 11/10/11



Terça, 11/10/11


Leituras do Dia


1a. Leitura: Romanos (Rm) 1,16-25; Salmo Responsorial (Sl) 18; 
Evangelho: Lucas (Lc) 11,37-41.


Evangelho de hoje: 




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


Fé além das aparências!


Deus é Deus de todos. Ele nos enviou Jesus ao mundo para salvar a todos. Contudo, para nos salvar, ele precisa de nossa fé sincera e humilde.


O grande problema dos fariseus, que se interpõe no Evangelho, em cada situação com Jesus, é que, pelo de não acreditarem n'Ele como Filho de Deus, não eram capazes também de reconhecer os seus gestos divinos, a ação de Deus na pessoa de Jesus.


Um primeiro problema é a falta de fé em Jesus. Outro problema é a falta de objetividade, por não reconhecerem os atos divinos de Jesus. E o terceiro problema é a fé de aparência que tinham os fariseus, ou uma fé pela metade, uma fé somente de atos externos.


Eles estavam mais preocupados em viver as rubricas da Lei, do que viver uma fé autentica que fosse capaz de mudar as suas vidas em atos mais humanos perante os outros.


Eis a questão se põe a nós: Como está a nossa fé? É autentica e capaz de transformar a nossa vida? Ou apenas aparente, externa, mas que não gera vida? 


É o modo como vivemos a nossa fé que dirá se seremos salvos ou não! Graça e Paz!


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário