sábado, 1 de outubro de 2011


Sábado 01/10/11


Santa Teresinha do Menino Jesus


Leituras do Dia


1a. Leitura: Baruc (Br) 4,5-12.27-29; Salmo (Sl) 68; Evangelho: Lucas (Lc) 10,17-24.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


A verdadeira alegria está no céu!


A verdadeira alegria do cristão se encontra no céu, na presença de Deus. Não é aqui na terra, aonde tudo é corrompido pelo tempo, onde tudo passa.


Jesus, no Evangelho de hoje, dá a nós seus discípulos a lição de que a nossa segurança não deve ser nas coisas que passam. Não deve ser uma "alegria egoística", uma "alegria pelo que eu consigo fazer", mas a a verdadeira alegria é saber que estamos cumprindo a vontade de Deus, que Ele esteja no centro não nós, que Ele seja glorificado em nós e não nós através d'Ele.


No mundo de hoje, de inúmeras doenças psíquicas, de depressões, de traumas, problemas de auto-estima baixa, devemos tomar o devido cuidado para não cairmos na tentação de colocar-nos no centro da evangelização e acabar por usar Deus ao nosso bel prazer, usar Deus para nos mostrar ao mundo. Isto é errado!


É no céu que se encontra a verdadeira recompensa para aqueles, que, com fidelidade a missão dada por Deus, buscam viver retamente o Evangelho, a Boa Nova de Jesus Salvador! É em Jesus que devem estar fixo os nossos olhos! (ver Lc 4,20) 


"A Glória de Deus é o homem vivo",  como disse certa vez Santo Irineu. Mas o homem somente estará vivo se Deus não estiver morto ou escondido atrás do ser humano. Deus deve estar a frente, no centro, perpassando toda a nossa vida humana, pois Ele é o autor, condutor e consumador de toda vida existente. Ele é o Amor. No final de tudo é com Ele que queremos ficar!


Com São João Batista queremos dizer "é necessário que Ele cresça e eu diminua" (Jo 3,30), para que a nossa alegria seja completa. Que Deus seja cada dia mais conhecido e amado através de nossas ações. "Que brilhe a nossa luz diante dos homens, para que vendo as nossas boas obras, louvem ao Pai que está nos céus" (ver Mt 5,16).


Deus nos dê a graça da humildade e da gratuidade no exercício da missão a nós confiada! Graça e Paz!


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário