segunda-feira, 17 de outubro de 2011



Segunda 17/10/11


Leituras do Dia


1a. Leitura: Romanos (Rm) 4,20-25; Salmo: Lucas (Lc) 1,69-75; 
Evangelho: Lucas 12,13-21.


Evangelho de hoje:

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 
14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


Ganância: pobreza do homem 


A ganância ou avareza empobrece a pessoa humana, porque coloca a centralidade de sua vida nos bens materiais.


No Evangelho de hoje, Jesus nos chama a atenção para a centralidade de Deus em nossa vida. E mostra como é pobre uma vida em que Deus está fora do centro. Aonde não há espaço para Deus, pouco a pouco vai deixando de ter espaço a vida humana, pois sem Deus, a pessoa humana torna-se vilã de si mesma. Sem Deus, a pessoa pensa ter muitas coisas porque as acumulou, mas de fato torna-se escravo daquilo que possui. E sendo escravo das coisas terrenas, o ser humano nega-se a si mesmo, perde a sua dignidade e desconhece a sua identidade de filho e filha de Deus.


É preciso então, reconhecer a nossa humanidade frágil e deixar Deus ser Deus em nós. Ponhamos a nossa confiança n'Aquele que é digno de toda a confiança, o Deus que nos criou e consagrou para vivermos do seu amor! Graça e Paz!


Pe. Adauto Farias, CM


Meta do dia: 
Deixar Deus ser o centro de nossas vidas!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário