sábado, 29 de outubro de 2011

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS 29/10/11


Sábado 29/10/11

Leituras do Dia

1a. Leitura: Romanos (Rm) 11,1-2a.11-12.25-29;
Salmo Responsorial (Sl) 93;
Evangelho: Lucas (Lc) 14,1.7-11.

Evangelho de hoje:

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária

"Quem se eleva será humilhado 
e quem se humilha será elevado”.

Ser humilde é reconhecer-se como se é, nem mais nem menos do que ninguém. O humilde reconhece o seu lugar e nunca será humilhado por estar aonde não deveria.

Jesus, na parábola do Evangelho de hoje, nos chama a atenção para que não tenhamos um olhar sobre nós superior aos outros, ou seja, que não nos consideremos melhor do que ninguém. Ou poderemos não gostar, se chegar alguém mais importante do que nós.

O caminho da humildade ensinado por Jesus em suas palavras e obras é o melhor caminho. É melhor ser elevado, estando num posto ou lugar mais baixo, do que ser humilhado, tendo que ceder o posto ou lugar que se está para alguém de maior importância.


Quem é capaz de se ver com humildade é capaz de colocar-se diante de Deus para rezar e assim, fortalecido por sua graça, ser melhor para Deus e para o mundo necessitado de Deus.

Aprendamos de Jesus, e dos grandes santos fieis ao Evangelho, a humildade que nos favorecerá nesta vida e nos abrirá a porta do céu na vida eterna.

Meta do Dia:

Não ter um julgamento muito alto de nós mesmos.   

Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário