sexta-feira, 7 de outubro de 2011




Quarta-Feira 07/10/11


Nossa Senhora do Rosário


Leituras do dia



1ª. Leitura: Atos dos Apóstolos (At) 1,12-14; Salmo Lucas 1,46s; 


Evangelho: Lucas (Lc) 1,26-38.


1a. Leitura: At 1,12-14.


Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Depois que Jesus subiu ao céu, 12 os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar.
Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.
14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. 


- Palavra do Senhor. 
- Graças a Deus.


Salmo Responsorial (Lc 1,46s)

— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, / e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.
— Pois ele viu a pequenez de sua serva, / desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. / O Poderoso fez por mim maravilhas / e Santo é o seu nome!
— Seu amor, de geração em geração,/ chega a todos que o respeitam. / Demonstrou o poder de seu braço, / dispersou os orgulhosos.
— Derrubou os poderosos de seus tronos / e os humildes exaltou. / De bens saciou os famintos / e despediu, sem nada, os ricos.
— Acolheu Israel, seu servidor, / fiel ao seu amor, / como havia prometido aos nossos pais, / em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.


Evangelho de hoje: Lc 1,26-38 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Naza­ré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária



Maria, Mãe de Jesus e Serva do Senhor!


Na Liturgia da Festa de Nossa Senhora do Rosário podemos destacar, dentre tantos adjetivos a Virgem Maria, os de 'Mãe de Jesus' e 'Serva do Senhor'. Em ambos, Maria é servidora. É uma mulher especial que cumpre uma missão divina.


Deveria ser motivo de muita honra, Maria ser escolhida para ser Mãe de Deus Filho. Mas não, para Maria é motivo de alegria e graça. Ela não se considera melhor nem mais que ninguém. Por isso mesmo, Deus a escolheu, pela sua humildade. 


Num primeiro momento, ela fica até preocupada: "Como isso vai acontecer?" Depois da explicação e esclarecimento da parte de Deus através do Arcanjo Gabriel: "O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra..." ; ela compreende que  não deve negar uma eleição divina, um verdadeiro chamado de Deus.


Maria se alegra verdadeiramente em Deus e entende a sua maternidade como uma missão que se deva cumprir fielmente até o fim. Por isso, Maria permanece fiel antes, durante e depois de Jesus. Ele está sempre presente nos principais episódios da vida de Jesus e da Igreja. Ela continua acompanhando a Igreja também como Mãe e Serva.


No pensar de Santo Agostinho, Maria é mais importante como 'Serva do Senhor' do que como 'Mãe de Deus'. De fato, a sua maternidade decorre de sua fidelidade como servidora. Ela não é mãe por acaso, nem é mais importante do que outra mulher só pelo fato de ser a 'Mãe de Jesus'. É a maneira como vive a sua fé que faz de Maria uma mulher especial, "Bendita entre todas as mulheres" (Lc 1,39-56). Ela foi escolhida, justamente por ser, antes, serva fiel.


E como 'Serva fiel', ela esteve ao lado de Jesus e agora está ao lado da Igreja de Jesus. Ela é Mãe que protege e intercede por nós junto a seu Filho. Louvemos a Deus pela 'Serva do Senhor' e 'Mãe de Jesus'. Louvemos a Deus pela Nossa Mãe e Senhora Nossa!


Busquemos imitar a fidelidade de Nossa Senhora, Serva do Senhor e Mãe de Jesus, e que possamos ser 'outras Marias', isto é, 'outras mães de Jesus', fazendo o Cristo nascer nos corações dos homens que necessitam do amor misericordioso de Deus.


Hoje quero concluir esta minha reflexão com um belíssimo poema de Pe. Antonio Maria, com o título "Por que amo assim Maria?", que o mesmo transformou em canção em honra a Virgem Maria.




Por que amo assim Maria? Perguntou-me um dia alguém. / Devo e quero sempre amar a que Deus ama também. / Se até meus inimigos a devo amar com todo amor. / Como não amar aquela, que me trouxe o salvador?

Ave Maria, ave Maria, Estrela guia. Mãe admirável que ao Pai me conduz! / Ave Maria, ave Maria. No dia-a-dia eu quero te amar com o amor de Jesus.

Só Deus pode responder por aquilo que ele faz. / Quis precisar de Maria para nos trazer a paz. / De outro modo poderia vir a nos o salvador. / Mas quis ter medianeira o que é mediador.

Não encontra quem quiser encontrar Cristo sem cruz. / Impossível e sem Maria encontrar também Jesus.  / Como não a cruz sem Cristo e não há Cristo sem cruz., / não há Jesus sem Maria nem Maria sem Jesus.



Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário