quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Quinta 06/10/11


Leituras do Dia


1a. Leitura: Malaquias (Ml) 3,13-20a; Salmo (Sl) 1; 
Evangelho: Lucas (Lc) 11,5-13.



Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto.10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


"Quem perseverar até o fim,
será salvo!" (Mt 24,13)


A perseverança é uma das principais marcas do cristão. Cristão que é cristão não desiste nem desanima na caminhada  por qualquer pequeno obstáculo.


É a grande lição que Jesus nos traz no Evangelho de hoje. Quando se pede algo um amigo, pode ser que ele não dê de imediato por qualquer motivo. Mas, se realmente a pessoa que pede está precisando, com certeza, pedirá com bastante insistência, isto é, perseverança mesmo, e o outro lhe atenderá.


É preciso primeiro saber o que se quer; se é importante; se vale a pena. Agora, sabendo disso, peça com insistência e o seu amigo vai lhe atender, porque entende a sua necessidade.


Assim é no nosso relacionamento cristão com Deus e com as outras pessoas. Não podemos desanimar nem desesperar no primeiro pedido não atendido ou, por exemplo, na primeira prova do vestibular que não passei, ou no primeiro lugar que pedi emprego e não consegui, etc...


É preciso perseverar, continuar, permanecer no combate. É assim na vida. É assim no caminho para a Vida eterna. 


Jesus caiu três vezes. Quantas vezes temos nós que cair para continuar aprendendo a levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima?


"Quem perseverar até o fim será salvo" (Mt 24,13)


Pe. Adauto Farias, CM       

Nenhum comentário:

Postar um comentário