quarta-feira, 5 de outubro de 2011


Quarta 05/10/11


Leituras do Dia


1a. Leitura: Jonas (Jn) 4,1-11; Salmo (Sl) 85; 
Evangelho: Lc 11,1-4.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação”. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


"Jesus, ensina-nos a rezar da maneira certa!"


Jesus sempre conversava com Deus seu pai. Ele sempre rezava para saber o que, como e de que forma agir. Ele se deixava guiar pela luz de Deus. Tanto que Ele mesmo se tornou a Luz para nós, a imagem do Deus homem e do Homem-Deus.


Todos os seres humanos precisam de Deus e, por isso, precisam rezar. Ou seja, reconhecer que a força de suas vidas vem de Deus. Assim fizeram os discípulos de Jesus. Pediram para aprender a rezar. 


E Jesus lhes ensina o modo correto de rezar. O Pai Nosso se torna referência de toda oração cristã. E a oração de Jesus tem um método: o Amor a Deus e ao próximo; Deus no centro e cada filho de Deus fazendo a vontade d'Ele; a nossa conversão ao caminho da vida; enfim, que a terra seja como é o céu.


Deus é Pai e todos somos irmãos de Jesus e uns dos outros. Que o nome de Deus seja santificado. Deus já é Santo. Jesus sabia disso. O desejo que o nome Deus seja santificado através da vida dos homens, que deve ser reflexo da santidade de Deus.


Que o Reino de Deus aconteça de verdade através da Sua vontade realizada na vida de cada homem. Desse modo, Jesus  nos ensina que a vontade de Deus é a nossa felicidade, a nossa vida eterna.


Que nunca falte o pão material e o pão espiritual que alimentam e fortalecem a nossa caminhada cotidiana. 


Que haja perdão entre os homens do mesmo modo como Deus perdoa e age com misericórdia para conosco. O perdão recebido de Deus é o critério para o perdão dado ao irmão que nos ofendeu. 


E que as muitas tentações ao pecado não nos escravize, mas que a graça de Deus superabundante nos fortaleça em cada instante, para perseverarmos no auto-controle. 


A maior lição do Pai Nosso é que precisamos escutar a Deus para depois agirmos conforme à Sua vontade. E a vontade de Deus para nós, revelada em Jesus, é que ninguém se perca (Cf. Jo 6,39), mas todos sejam salvos, que todos alcancem a vida, que Deus seja tudo em todos! (Cf. 1 Cor 15,28)


Que aprendamos de Jesus a maneira correta de rezar e de pedir o auxílio da graça de Deus sobre nós. E que a nossa vida seja cada dia mais semelhante a vida de Jesus, de doação e amor a Deus e ao irmão que mais precisa de nós! Graça e Paz!


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário