segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NOVO DIRETOR DAS FILHAS DA CARIDADE - FORTALEZA




MISSA DE ACOLHIDA DO NOVO DIRETOR
DAS FILHAS DA CARIDADE – PROVÍNCIA DE FORTALEZA


A Província de Fortaleza das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo celebrou em tom festivo neste domingo, dia 30, a Missa em Ação de Graças pelos nove anos de dedicação vicentina de Pe. Francisco José, CM – seu atual ex-Diretor Provincial – e acolheu com fraternura o seu mais novo Diretor Provincial, Pe. Manuel Bonfim, CM, escolhido pelo Superior Geral da Congregação da Missão, Pe. Gregory Gay.


Numa solenidade simples e festiva – como é próprio das Irmãs – a Santa Missa iniciou às 10h da Manhã no Salão da Casa Provincial das Filhas da Caridade, na Av. Desembargador Moreira.


A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Evaldo Carvalho (Visitador Provincial dos Padres Lazaristas em Fortaleza-PFCM) e concelebrada pelos padres Manuel Bonfim, Francisco José, Adauto Farias (Vigário Paroquial da Paroq. Sto. Antonio em Quixeramobim-CE), Jânio José (Reitor do Seminário Propedêutico em Fortaleza-CE) e Junior Rebouças (Pároco da Paroq. Sagrado Coração de Jesus em Sertânia-PE).


Estavam presentes as Irmãs representando todas as Casas da Província, alguns Padres Lazaristas, membros da Família Vicentina e gente do povo de Deus, dos lugares aonde Pe. Bonfim já trabalhou e aonde Pe. Francisco ainda trabalha. Pe. Bonfim trabalhou, por último, antes de ser o Diretor das Irmãs, em Sertânia-PE, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, coo Vigário Paroquial. Pe. Francisco José irá continuar trabalhando na Área Pastoral de São Francisco em Fortaleza e estudando Direiro na UNIFOR.


A Santa Missa contou com alguns momentos de muita emoção e significado. Logo, no início, Pe. Manuel Bonfim, o atual Diretor Provincial, recebeu uma chave e uma lamparina, a fim de que possa adentrar o coração das irmãs e, ao mesmo tempo, com a responsabilidade de não deixar que a lamparina se apague. Outro momento importante foi durante o Ofertório. Baseado na visita do Profeta Elias a viúva de Sarepta (1 Rs 17), em que as Irmãs trouxeram uma jarra de água, um recipiente com óleo e um pouco de farinha... depois o pão já pronto. Desse modo, agradeceram muito ao Pe. Francisco por ter sido se doado tanto tempo às Irmãs e ter conseguido, através de um pouquinho de farinha, fazer pão que desse para todas.

Nos momentos finais da Celebração, mais agradecimentos ao Pe. Francisco José, em especial um de Irmã Lêda Benevides (ver anexo lá embaixo) e as Boas Vindas ao Pe. Manuel Bonfim, que após a Celebração ficou no Salão para abraçar a cada irmã e ser acolhido como Novo Diretor Provincial das Filhas da Caridade, Província de Fortaleza.

Como é costume quando irmãos de encontram para festejar, após a Solene Missa, houve na Casa Provincial um rico almoço para todos os presentes.


Um pouco da História da Província de Fortaleza
das Filhas da Caridade:

- Fundada em 1957, tendo realizados eu Jubileu de 50 anos em 2007, conta agora com 54 anos.

- Sua área de atuação são os estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

- Primeira Visitadora: Ir. Hélène  Anne Danney de Marcillac.

- Primeiro Diretor Provincial: Pe. Luís Gunssenhoven.

- Atual Conselho Provincial: Ir. Ana Amélia (Vistadora), Ir. Elisabeth, Ir. Eneide, Ir. Irislene e Ir. Josenira (Conselheiras).

- Atualmente conta com 213 Irmãs: Sendo 192 com votos, 10 jovens com votos, 09 jovens sem votos e 02 Irmãs do Seminário.

- Obras da Província (29): 14 Escolas, 06 Comunidades Inseridas, 04 Obras Sociais, 03 Hospitais, 01 Clínica e a Casa Provincial.



Clique aqui para ver todas as Fotos


















ANEXO


(Agradecimentos de Ir. Lêda Benevides)



CORAÇÕES AGRADECIDOS

AGRADECER ...  fala de coração bem formado, fala também de dependência  em nosso relacionamento com as pessoas, por isso temos sempre o que agradecer. Agradecemos, porque de Deus recebemos muitas graças e gestos de bondade e delicadeza dos nossos irmãos.

A gratidão tem um fundamento bíblico: O Evangelho de S. Lucas capítulo 17,17, nos orienta neste sentido, quando coloca a pergunta de Jesus, após a cura dos dez leprosos: “Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove?”

Só um estrangeiro foi a Jesus agradecer a sua cura... E nós, será que,    de vez em quando, não corremos o risco de imitar este leproso, esquecendo a infinita misericórdia de Deus para conosco e os gestos de bondade das pessoas? Jesus, que nada buscava em termos humanos, censura os leprosos, como que nos dando mais um de seus valiosos ensinamentos.

Querido Pe. Francisco José: a Província de Fortaleza, na pessoa de cada uma das Filhas da Caridade, quer imitar o gesto do leproso reconhecido do Evangelho de S. Lucas.

Foram nove anos de muita dedicação, delicadeza, atenção e interesse por todas nós, tratando-nos sempre com o carinho de pai espiritual, acolhendo-nos, sempre , na nossa individualidade.

A sua orientação segura, tendo como fundamento a Palavra de Deus, concorreu, e muito, para o nosso crescimento espiritual. Apesar de ter assumido o serviço de Diretor Provincial, ainda bem jovem, tanto de idade, como de sacerdócio, as suas atitudes revelaram, sempre, coerência com os seus compromissos, muito amor e disponibilidade na sua doação de filho de São Vicente e irmão nosso.

As palavras, querido irmão Pe. Francisco José, nunca são capazes de expressar, perfeitamente, os sentimentos, o que vai no mais íntimo do nosso ser. Para suprir tal deficiência queremos lhe dizer, que auscultando cada coração das F.C. desta Província, você poderá perceber a imensa gratidão, que cada uma lhe dedica. Penso que, pelos laços criados entre nós, podemos lhe chamar de “O ETERNO DIRETOR”!

Rezaremos por todas as suas intenções, dos seus familiares e por sua missão tão identificada  com o Carisma de Filho de São Vicente de Paulo. Deus lhe pague muito... muito!

Irmã Lêda Benevides de Magalhães – F.C.


Fortaleza, 30 de outubro de 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário