segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DA IGREJA


“Fraternidade e Saúde Pública” é o tema da próxima Campanha da Fraternidade





Tendo como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8), a Campanha organizada pela CNBB para o período da Quaresma, que antecede a Páscoa, debaterá as polêmicas questões referentes à saúde pública no país. Para isso, a igreja se volta para os princípios e ensinamentos de Jesus Cristo. "Não há como debater questões sociais, executar ações pastorais sem se voltar para Cristo e sua ação evangelizadora. Essa percepção é alicerce para a ação missionária da Igreja no Brasil", afirma o texto enviado aos meios de comunicação pela CNBB.

No Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que compreende os estados do Pará e Amapá, a campanha foi lançada na última quarta-feira (19), em uma coletiva de imprensa na sua sede em Belém. A Campanha da Fraternidade convida a reflexão eclesial para temas sociais, para acender ações pastorais e transformadoras no que tange os caminhos segundo o Evangelho.

De acordo com a CNBB, o tema escolhido para 2012 direciona ao anseio para a melhoria da saúde pública: serviço acessível a todos, atendimento de forma mais humanizada, busca por uma qualificação e valorização dos profissionais da área, mais equipados e leitos nos hospitais, melhor distribuição de médicos pelo território nacional e uma maior atenção para a saúde mental. Acreditando ser uma necessidade primaria da população, a campanha aborda o tema conforme os objetivos estabelecidos.

O objetivo geral da Campanha será refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma saúde saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde.

Atuação - Desde 1973, a Igreja promove discussões voltadas para a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo a justiça por meio da Campanha da Fraternidade. O tema saúde já se apresentou em outras campanhas da CF, como em 1981, "Fraternidade e Saúde", no qual o lema apresentado foi "Saúde para todos". 

"Fraternidade e Juventude" será o tema da Campanha 2013

O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. A proposta faz alusão à realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil no mesmo ano e deve esquentar os preparativos para o grande evento. Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992, com o lema "Juventude, caminho aberto". A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

Fonte: CNBB Norte 2 lança CF 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário