terça-feira, 4 de outubro de 2011


Terça 04/10/11


São Francisco de Assis


Leituras do Dia


1a. Leitura: Jonas (Jn) 3,1-10; Salmo (Sl) 129; 
Evangelho: Lucas (Lc) 10,38-42.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária:


Escolher a melhor parte


O autentico cristão é aquele que escolheu a melhor parte. E a melhor parte consiste em escutar atentamente a Palavra de Deus e procurar com o auxílio de Sua graça pô-la em prática.


No Evangelho de hoje temos Marta e Maria. A primeira estava sempre ocupada com muitas coisas e não tinha tempo de escutar o Senhor. Uma imagem real do mundo atual. As pessoas tem tempo para tudo que envolvam elas mesmas, mas não tem tempo para Deus. 


Já a segunda não se preocupa tanto com as outras coisas, porque sabe que antes é necessário escutar o Senhor e deixar-se guiar por Ele. Ela vive mais tranquila porque sabe que escolheu a melhor parte, o caminho certo, a presença de Deus. Uma imagem fiel daqueles que reconhecem em Deus a sua força.


Diante destas duas mulheres, que são imagens do nosso mundo de hoje, cabe-nos uma reflexão: como estou vivendo o meu seguimento a Cristo? Estou preocupado (a) demais com as outras coisas, com as minhas coisas? Ou estou guardando um tempo para estar com Deus na oração, no diálogo aberto e sincero de quem ama?


Deus quer a nossa conversão do caminho das preocupações para o caminho da tranquilidade. A verdadeira tranquilidade não é não ter com o que se preocupar, mas é saber que Deus está do nosso lado nos ajudando e orientando qual o melhor rumo a tomar.


Que o Senhor Jesus, na Palavra e na Eucaristia, seja a Luz a iluminar os nossos passos e o Alimento a nos fortalecer no caminho da vida! Graça e Paz!


Pe. Adauto Farias, CM
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário