segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Segunda-Feira 10/10/11


Leituras do Dia


1a. Leitura: Romanos (Rm) 1,1-7; Salmo Responsorial (Sl) 97;
Evangelho: Lucas (Lc) 11,29-32.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


O Sinal já foi dado: Jesus Cristo!


Deus nos amou por primeiro (cf. 1 Jo 4,10)  e faz tudo para que nós possamos acolher a salvação. Enviou patriarcas, juízes, profetas e apóstolos - todos discípulos seus - em vista de nos ajudar a acolher a salvação que vem d'Ele.


Agora, tem que haver uma contrapartida de nossa parte. Esta deve ser a nossa acolhida humilde e sincera dos ensinamentos de Deus. "Nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de seus Filho" (Hb 1,2) Jesus, para que acolhendo a Sua Palavra, acolhamos a Deus em nossa vida.


No Evangelho de hoje, Jesus faz referência a Jonas, o profeta, que para cumprir a ordem de Deus de convocar os ninivitas a conversão, teve que primeiro converter-se, pois o mesmo não queria que fazer a vontade de Deus, isto é, não queria ver a conversão dos ninivitas, ou até mesmo não acreditava na conversão deles.


Outra referencia feita por Jesus é a da rainha do Sul que saiu de sua terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. Ambos mudaram, converteram-se. Porém, nem os ninivitas, que se convertam ao ouvir Jonas, nem Salomão são maiores do que Jesus, o Filho do Homem.


Se somos capazes de nos dobrar com humildade diante de alguns sinais meramente humanos, como não acolher Jesus, o sinal divino por excelência.  Não existe outro sinal maior do que Ele.


Agora, para quem não quer se converter ao caminho certo, sempre terá uma desculpa, uma motivação sem sentido para negar a Jesus, ao Reino de Deus, ao próprio Deus.


A vida de Jesus fala por ela mesma. Diante do Mestre Jesus, não há mais a necessidade de outros sinais. Cabe ao discípulo cristão segui-lo com autenticidade, buscando fazer na vida o que Jesus fez.


Enfim, Deus quer a nossa vida convertida na Sua e isto, depende em grande parte, da nossa decisão de acolher ou não, pois o Sinal já nos foi dado: Jesus Cristo, "que nos amou e se entregou por todos nós!" (cf. Gl  2,20).


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário