segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 06/11/12



Terça-Feira, 06 de Novembro de 2012

XXXI Semana do Tempo Comum
São Nuno de Santa Maria

Leituras do Dia

1a. Leitura: Filipenses (Fl) 2,5-11
Salmo Responsorial (Sl) 21 (22)
Evangelho: Lucas (Lc) 14,15-24

DIA 6 DE NOVEMBRO - TERÇA-FEIRA

XXXI SEMANA DO TEMPO COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s).
Oração do dia
Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vosso filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Filipenses 2,5-11)
Leitura da Carta de São aos Filipenses. 

2 5 Irmãos, dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. 

6 Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, 
7 mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. 
8 E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 
9 Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, 
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 
11 E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor. 

Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 21/22
Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia! 
Cumpro meus votos ante aqueles que vos temem!
Vossos pobres vão comer e saciar-se,
E os que procuram o Senhor o louvarão:
“Seus corações tenham a vida para sempre”!

Lembrem-se disso os confins de toda a terra,
Para que voltem ao Senhor e se convertam,
E se prostrem, adorando, diante dele,
Todos os povos e as famílias das nações.
Pois ao Senhor é que pertence a realeza;
Ele domina sobre todas as nações.
Somente a ele adorarão os poderosos.

Toda a minha descendência há de servi-lo;
Às futuras gerações anunciará
O poder e a justiça do Senhor;
Ao povo novo que há de vir, ele dirá:
“Eis a obra que o Senhor realizou!”
Evangelho (Lucas 14,15-24)
Aleluia, aleluia, aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o senhor (Mt 11,28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 14 15 a estas palavras, disse a Jesus um dos convidados: “Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus!” 
16 Respondeu-lhe Jesus: “Um homem deu uma grande ceia e convidou muitas pessoas. 
17 E à hora da ceia, enviou seu servo para dizer aos convidados: ‘Vinde, tudo já está preparado’. 
18 Mas todos, um a um, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: ‘Comprei um terreno e preciso sair para vê-lo; rogo-te me dês por escusado’. 
19 Disse outro: ‘Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te me dês por escusado’. 
20 Disse também um outro: ‘Casei-me e por isso não posso ir’. 
21 Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Então, irado, o pai de família disse a seu servo: ‘Sai, sem demora, pelas praças e pelas ruas da cidade e introduz aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 
22 Disse o servo: ‘Senhor, está feito como ordenaste e ainda há lugar’. 
23 O senhor ordenou: ‘Sai pelos caminhos e atalhos e obriga todos a entrar, para que se encha a minha casa. 
24 Pois vos digo: nenhum daqueles homens, que foram convidados, provará a minha ceia’”. 
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
O BANQUETE DO REINO
A resposta ao convite do Reino não pode ser adiada indefinidamente. Nem é sensato ficar se desculpando, pois esta é uma forma de rejeitá-lo. A paciência de Deus tem limites. Seu projeto de salvação não será frustrado pela má vontade humana.
A parábola do banquete sublinha a necessidade de assumir uma atitude responsável diante do apelo de Deus. Os convidados para a festa eram pessoas de gabarito: latifundiários, pecuaristas, homens respeitáveis. Quando chamados para o banquete, cada qual encontrou uma desculpa. As preocupações mundanas impediu-os de participar da alegria do Reino de Deus. E o apelo de Deus ficou sem resposta, pois exigia que superassem o apego desmedido às suas propriedades e se abrissem para a partilha e a comunhão. Eis uma grave falta de consideração para com Deus.
Quem preparara o banquete não se deu por vencido: mandou que a sala ficasse cheia de todos quantos fossem encontrados pelo caminho: pobres, aleijados, cegos e coxos. Esses não tinham como recusar o convite, seja porque necessitavam de alimento, seja porque não tinham nada que os impedisse de ir imediatamente. 
A conclusão é clara. Quem tem o coração apegado aos bens deste mundo não tem tempo para Deus. Só responde ao convite e participa das alegrias do Reino quem se coloca, como pobre, diante de Deus.


Oração 
Senhor Jesus, dá-me um coração livre, que saiba desapegar-se de tudo quanto me impede de responder, imediatamente, ao teu chamado. 



(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Sobre as oferendas
Ó Deus, que este sacrifício se torne uma oferenda perfeita aos vossos olhos e fonte de misericórdia para nós. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Como o Pai, que me enviou, é a vida, e eu vivo pelo Pai, diz o Senhor, assim quem come a minha carne viverá por mim (Jo 6,58).
Depois da comunhão
Ó Deus, frutifique em nós a vossa graça, a fim de que, preparados por vossos sacramentos, possamos receber o que prometem. Por Cristo, nosso Senhor.


Fonte: http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php?data=2012-11-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário