sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOMES DOS NOVOS CARDEAIS CRIADOS PELO PAPA BENTO XVI


PAPA CRIARÁ SEIS NOVOS CARDEAIS


ROMA, 23 Nov. 12 / 05:03 pm (ACI).- Este sábado 24 de novembro, o Papa Bento XVI presidirá um novo consistório no qual criará seis novos cardeais, entre os quais está o Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Rubén Salazar.


Os outros cinco prelados que serão criados cardeais são: o Arcebispo americano James Harvey, renomado hoje Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros em Roma, o Patriarca Maronita Béchara Raï, principal líder católico do Líbano; o Arcebispo mor da Igreja Siro-Malankaresa Baselios Thottunkal, da Índia; o Arcebispo de Abuja (Nigéria), Dom John Onaiyekan; e Dom Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).


Com eles, cai a idade Média dos Cardeais e aumenta o número de membros "internacionais" do Colégio Cardenalicio. Por sua idade, abaixo dos 80 anos, os seis novos cardeais poderão votar em um eventual conclave para escolher o seguinte Papa.


Entre os cardeais com direito a voto em um eventual conclave, 62 são europeus (27 italianos), 21 da América Latina, 14 da América do Norte, 11 da Ásia, África terá um mais e Oceania se mantém em um: George Pell, Arcebispo do Sydney (Austrália). 


Os cardeais votantes brasileiros são: 
Eusébio Oscar Scheid, S.C.J. (8 de Dezembro de 1932), Arcebispo-Emérito do Rio de Janeiro. 
Geraldo Majella Agnelo (19 de Outubro de 1933), Arcebispo-Emérito de São Salvador da Bahia, Primaz Emérito do Brasil. 
Cláudio Hummes, O.F.M. (8 de Agosto de 1934), Prefeito-Emérito da Congregação para o Clero. Raymundo Damasceno Assis (15 de Fevereiro de 1937), Arcebispo de Aparecida.


Ao concluir a audiência geral de 24 de outubro na qual anunciou o consistório que ocorre amanhã, o Papa Bento XVI disse que os cardeais têm o dever de ajudar o Sucessor do Pedro no desenvolvimento "de seu ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão da Igreja".


O Santo Padre também convidou "a todos a rezarem pelos novos escolhidos, pedindo a maternal intercessão da Santa Virgem Maria, para que saibamos sempre amar com coragem e decisão Cristo e a sua Igreja".


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=24511

Nenhum comentário:

Postar um comentário