quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O SIM DE MARIA E O SIM DO CRISTÃO


O sim de Maria é a atitude que todo cristão
é chamado a ter
Maria Clara Bingemer, docente de Teologia na PUC Rio, apresenta o livro Jesus de Nazaré


Maria Emília Marega

ROMA, terça-feira, 20 de novembro de 2012(ZENIT.org) – O terceiro volume da obra de Joseph Ratzinger/Papa Bento XVI: “Jesus de Nazaré” , referente à infância de Jesus foi apresentado hoje em Roma. A docente de Teologia na Universidade Católica do Rio de Janeiro, Maria Clara Bingemer, participou da apresentação ao lado Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, e do moderador, Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

A brasileira Maria Clara Lucchetti Bingemer é uma das maiores estudiosas de Simone Weil, dentre suas publicações destaca-se o título Violência e reigião. Judaísmo, Cristianismo, Islamismo. Três religiões em confronto e diálogo.

Maria Clara fez uma “reflexão como leitora ressaltando o estilo do livro, que une rigor intelectual, profundidade, erudição, com uma grande espiritualidade”, fundamental na obra, e também muito propício para este período de preparação para o Natal. “É um livro mais para ser meditado, rezado, do que estudado”, afirmou a docente.

Em resposta à pergunta de ZENIT sobre a intenção do autor de conduzir o leitor em direção a uma leitura atualizada do Evangelho, Maria Clara disse que Bento XVI ressalta a "liberdade da criatura humana e como Deus respeita essa liberdade. Deus bate a porta de Maria e pede o consentimento dela para se encarnar, então, é um Deus que não se impõe, mas que se expõe amorosamente e a criatura cheia de fé que é Maria responde que sim”.

"Isso é muito lindo também para as mulheres hoje -prosseguiu Maria Clara- o Papa coloca em relevo a beleza da maternidade que é vocação fundamental para a mulher, mesmo para aquelas que não são mães biológicas, as religiosas consagradas; toda mulher é chamada de certa maneira a encarnar Jesus Cristo no seu corpo e por extensão todo cristão. O sim de Maria é a atitude que todo cristão é chamado a ter, esta é uma mensagem fundamental no livro”.

O livro ressalta também a fé das pessoas, por exemplo, quando comenta a fé de José - afirmou Maria Clara - “ele se vê diante daquela situação onde a sua noiva está grávida, e não é dele, e ele acredita que o que está acontecendo é do Espírito Santo. José aceita o filho que não é dele, o protege, assume, lhe dá nome”.

Outro tema destacado pela professora foi o “processo de encarnação do verbo, o processo de crescimento. Não é porque Jesus é Deus, filho de Deus, que está totalmente pronto, ele vai também crescendo, e o Papa fala sobre isso em seu livro, sobretudo quando comenta o episódio do templo”.

O livro foi publicado em 9 línguas diferentes e em 50 países e dentro de poucos meses será traduzido em 20 línguas, em 72 países.


Fonte: www.zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário