sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PAPA ENVIA DOAÇÃO PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DO ORIENTE MÉDIO


Enviado especial do Papa entrega doação de um milhão de dólares para as vítimas da guerra no Oriente Médio


Vaticano, 15 Nov. 12 / 01:47 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Cardeal Robert Sarah retornou ao Vaticano logo depois de visitar o Oriente Médio como enviado especial do Papa Bento XVI para fazer um chamado à paz e entregar um milhão de dólares da parte do Pontífice para ajuda humanitária na Síria e outros países em conflito.


O Cardeal Sarah dirige o Pontifício Conselho Cor Unum e foi nomeado pelo Santo Padre para visitar a região e chegou a Beirute (Líbano) ao não poder ingressar na Síria por razões de segurança.


O purpurado retornou a Roma logo depois de reunir-se com os refugiados sírios que buscaram abrigo no país vizinho. O Cardeal também se reuniu com 20 agências católicas de caridade que trabalham no Líbano, na Síria, na Jordânia, na Turquia e no Iraque.


Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Cardeal Sarah explicou que “a Igreja local sentiu grande emoção frente a esta missão querida pelo Papa para estudar no lugar o que podemos fazer para ajudar a população da Síria que se encontra em terra libanesa, em condições humanas e sanitárias muito difíceis”.


O milhão de dólares doado pelo Papa será distribuído entre as agências caritativas católicas da região. Deu-se prioridade à Síria, por ter mais de dois milhões de refugiados, aos quais serão destinados 700 mil dólares, enquanto que os outros 300 mil, serão distribuídos às outras Caritas na Turquia, Líbano, Jordânia e Iraque.


“É um pequena gota, quando se vê a necessidade, mas foi um donativo verdadeiramente apreciado pela população. Pedimos a outras organizações caritativas da Igreja que aumentem sua generosidade, porque sabemos que a guerra pode causar mais deslocados e poderiam necessitar mais ajuda”, disse.


O enviado do Papa, expressou sua tristeza pelas dificuldades nas quais se encontram os refugiados nos campos, onde falta água, luz e todo tipo de medidas higiênicas.


O Cardeal recebeu testemunhos assustadores como o de uma mãe com um menino de quatro meses que chorando pedia que salvassem seu pequeno, ou de uma mulher muçulmana, coberta com um véu, que agradeceu entre soluços a ajuda recebida e disse ao prelado: “vocês me trataram como um ser humano. Vocês me devolveram minha dignidade, a qual jamais encontrei em minha comunidade religiosa”.


Os muçulmanos percebem a caridade católica


Segundo referiu o Cardeal Sarah, os muçulmanos estão percebendo de maneira positiva como a Igreja se dirige e trata os seres humanos, em especial os mais necessitados. Além disso, assegurou que a Cáritas Líbano está fazendo um grande trabalho para ajudá-los. 


Ao anunciar a doação de um milhão de dólares e a intervenção direta da Igreja no conflito mediante o Cardeal Sarah, o Papa Bento XVI advertiu que o gesto era necessário “antes que fosse tarde demais”. Sobre este pronunciamento, o Cardeal Sarah expressou que a comunidade internacional está reagindo, e que “não devemos excluir a Deus nas negociações”.


“A voz do Santo Padre, sua exortação a rezar pela Síria, parece-me uma voz importante e não só para Síria, mas também para todos os lugares do mundo onde há conflitos que semeiam sofrimento e morte”, e onde “os cristãos devem rezar, porque o Senhor disse: sem mim não podeis fazer nada”, concluiu.


Fonte: http://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário