terça-feira, 27 de novembro de 2012

LITURGIA EM MUTIRÃO III (SUBSÍDIOS) - CNBB


FICHA 01 : APRESENTAÇÃO





 
            Já estamos na terceira etapa do Liturgia em Mutirão, graças à boa aceitação que estes subsídios tem tido por toda parte do nosso país,  proporcionando uma visão completa da ação litúrgica.

            O Liturgia em Mutirão III tem como eixo de reflexão os sacramentos da fé. Nele os agentes de pastoral, sobretudo os que trabalham no campo da pastoral litúrgica e na catequese, encontram elementos indispensáveis para a compreensão e celebração dos gestos pascais de Cristo que a Igreja realiza ao celebrar os sacramentos.

As intuições e experiências dos colaboradores desta edição facilitam a compreensão da ação salvífica de Cristo que se manifesta na comunidade eclesial, especialmente quando reunida para a ação litúrgica. Assim, o conhecimento teológico-litúrgico dos sacramentos, que esses autores passam, certamente, ajudará os agentes de pastoral a preparar e a celebrar os sacramentos, incentivando a participação ativa da comunidade celebrante nos frutos do mistério pascal de Cristo, através de ritos e preces. Trata-se, portanto, de facilitar a participação “tanto interna como externa” (SC 19), que acontece graças à sinergia entre Espírito Santo e a Igreja, Corpo de Cristo. Pois “a liturgia, como afirma a Sacrosanctum Concilium, impele os fiéis, saciados pelos mistérios pascais, a viverem em união perfeita, e pede que exprimam na vida o que receberam pela fé.” (SC 10)

           Deste modo, a celebração dos sacramentos da fé, enquanto  memorial e epiclese, isto é, memória da Páscoa de Cristo e efusão do Espírito de Pentecostes, expressam a gratuidade do amor de Deus. E correspondem às diversas etapas da vida dos discípulos e discípulas de Cristo, neste tempo da Igreja. Constituem o ponto alto do encontro com o Cristo total que associa a si a sua Igreja no exercício do seu sacerdócio, unindo a liturgia terrestre à celeste. 

             O(a) leitor(a) é convidado(a) a percorrer os artigos deste projeto, publicados semanalmente no site da CNBB, imergindo na ação ritual que se expressa com símbolos, palavras e gestos, dando o devido lugar ao mistério de Cristo. Mistério que deve animar a celebração dos sacramentos e impregnar a pastoral litúrgica a fim de “que todos os que se tornaram filhos de Deus pela fé e pelo batismo, se reúnam em assembleia, louvem a Deus na Igreja, participem no sacrifício e da Ceia do Senhor.” (SC 10)

+ Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia


Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/cat_view/236-liturgia-em-mutirao-iii?start=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário