quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O ARTISTA, TESTEMUNHA DA BELEZA DA FÉ


Bento XVI: "Artista, testemunha da beleza da fé"


Cidade do Vaticana (RV) - Bento XVI enviou uma mensagem aos participantes da 17ª sessão pública das Pontifícias Academias realizada na tarde desta quarta-feira, no Vaticano, sobre o tema "Pulchritudinis fidei testis. O artista, testemunha da beleza da fé".

O título lembra as palavras do Motu proprio com o qual Bento XVI recentemente uniu a Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja ao Pontifício Conselho para a Cultura. "A beleza da fé não pode ser um obstáculo para a criação da beleza artística porque é a linfa vital e o horizonte último. O verdadeiro artista é o custódio da beleza do mundo e graças a sua particular sensibilidade estética e intuição pode compreender e acolher profundamente a beleza própria da fé e comunicá-la com sua própria linguagem" – frisa Bento XVI citando a mensagem do Concílio Vaticano II aos artistas.

O artista participa com sua contribuição específica e original da vocação e missão da Igreja, especialmente quando é chamado a realizar obras de arte diretamente relacionadas à experiência de fé, ao culto e ação litúrgica da Igreja. 

Bento XVI conclui a mensagem convidando os artistas, no início do Ano da Fé, a fazerem com que seu percurso artístico se torne um itinerário integral onde todas as dimensões da existência humana sejam contempladas a fim de testemunhar de maneira eficaz a beleza da fé em Jesus Cristo, imagem da glória de Deus que ilumina a história da humanidade. (MJ)



Fonte: http://www.news.va/pt/news/bento-xvi-artista-testemunha-da-beleza-da-fe

Nenhum comentário:

Postar um comentário