sexta-feira, 23 de novembro de 2012

LITURGIA DAS HORAS - OFÍCIO DAS LEITURAS / SEXTA-FEIRA DA XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM



LITURGIA DAS HORAS - OFÍCIO DAS LEITURAS
SEXTA-FEIRA





I Semana do Saltério

Invitatório
 ___________________________________________________ 
Ofício das Leituras
introdução
ouvir: 
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 
R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

Hino
I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:
 Reinais no mundo inteiro,
Jesus, ó sol divino;
deixamos nossos leitos,
cantando este hino.

Da noite na quietude,
do sono levantamos:
mostrando as nossas chagas,
remédio suplicamos.

Oh! quanto mal fizemos,
por Lúcifer levados:
que a glória da manhã
apague esses pecados!

E assim o vosso povo,
por vós iluminado,
jamais venha a tombar
nos laços do Malvado.

A glória seja ao Pai,
ao Filho seu também;
ao Espírito igualmente,
agora e sempre. Amém.

II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:
 Cristo, em nossos corações
infundi a caridade.
Nossos olhos chorem lágrimas
de ternura e piedade.

Para vós, Jesus piedoso,
nossa ardente prece erguemos.
Perdoai-nos, compassivo,
todo o mal que cometemos.

Pelo vosso santo corpo,
pela cruz, vosso sinal,
vosso povo, em toda parte,
defendei de todo o mal.

A vós, Cristo, Rei clemente,
e a Deus Pai, eterno Bem,
com o vosso Santo Espírito
honra e glória sempre. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!

Salmo 34(35),1-2.3c.9-19.22-23.27.28

O Senhor salva nas perseguições
Reuniram-se. e resolveram prender Jesus por um ardil para o matar (Mt 26,3.4).

I
1 Acusai os que me acusam, ó Senhor, *
combatei os que combatem contra mim!
=2 Empunhai o vosso escudo e armadura; †
levantai-vos, vinde logo em meu socorro *
3c e dizei-me: “Sou a tua salvação!”

9 Então minh’alma no Senhor se alegrará *
e exultará de alegria em seu auxílio.
10 Direi ao meu Senhor com todo o ser: *
“Senhor, quem pode a vós se assemelhar,
– pois livrais o infeliz do prepotente *
e libertais o miserável do opressor?”

11 Surgiram testemunhas mentirosas, *
acusando-me de coisas que não sei.
12 Pagaram com o mal o bem que fiz, *
e a minh’alma está agora desolada!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!

Ant. 2 Defendei minha causa, Senhor poderoso!

II
=13 Quando eram eles que sofriam na doença, †
eu me humilhava com cilício e com jejum*
e revolvia minhas preces no meu peito;
14 eu sofria e caminhava angustiado *
como alguém que chora a morte de sua mãe.

=15 Mas apenas tropecei, eles se riram; †
como feras se juntaram contra mim *
e me morderam, sem que eu saiba seus motivos;
16 eles me tentam com blasfêmias e sarcasmos *
e se voltam contra mim rangendo os dentes.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Defendei minha causa, Senhor poderoso!

Ant. 3 Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.

III
=17 Até quando, ó Senhor, podeis ver isso? †
Libertai a minha alma destas feras *
e salvai a minha vida dos leões!
18 Então, em meio à multidão, vos louvarei *
e na grande assembléia darei graças.  

19 Que não possam nunca mais rir-se de mim *
meus inimigos mentirosos e injustos!
– Nem acenemos seus olhos com maldade *
aqueles que me odeiam sem motivo!

22 Vós bem vistes, ó Senhor, não vos caleis! *
Não fiqueis longe de mim, ó meu Senhor!
23 Levantai-vos, acordai, fazei justiça! *
Minha causa defendei, Senhor, meu Deus!

27 Rejubile de alegria todo aquele *
que se faz o defensor da minha causa
– e possa dizer sempre: “Deus é grande, *
ele deseja todo o bem para o seu servo!”
28 Minha língua anunciará vossa justiça *
e cantarei vosso louvor eternamente!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.

V. Meu filho, observa as minhas palavras.
R. Conserva a doutrina e haverás de viver.

Primeira leitura
Do Livro do Profeta Zacarias 12,9-12a; 13,1-9

A salvação estará em Jerusalém
Assim fala o Senhor: 12,9“Acontecerá que, naquele dia, quero esmagar todos os povos que vêm contra Jerusalém.10Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único,e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito. 11Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon, no campo de Magedo. 12Chorará a terra e cada uma das famílias chorará, sozinha.

13,1 Naquele dia, haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação. 2E acontecerá, naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, que eu apagarei do país os nomes dos ídolos, e não mais serão lembrados; expulsarei do país os falsos profetas e o espírito imundo. 3E, se ainda alguém se presumir de profeta, dirão seu pai e sua mãe que o geraram: ‘Não mereces viver, pois falaste mentiras em nome doSenhor;’ se ele voltar a profetizar, será transpassado por seu pai e sua mãe, que o geraram. 4Acontecerá, naquele dia, que os profetas ficarão  envergonhados, cada qual com sua visão; não precisam cobrir-se como manto de saco para mentirem, 5mas dirão: ‘Não sou profeta; eu sou um lavrador da terra, a terra foi sempre minha ocupação, desde a mocidade’. 6Sealguém lhe disser: ‘O que são essas feridas nas mãos?’, responderá: ‘Recebi esses ferimentos na casa de meus amigos’.

7 Ó lança, atira-te contra o meu pastor e contra o homem que está unido a mim, diz o Senhor dos exércitos. Fere o pastor, e as ovelhas serão dispersas; voltarei a mão contra os humildes. 8 Assim será em todo o país, diz o Senhor: duas partes do povo serão dispersas e desaparecerão, a terceira lhe será deixada; 9 farei passar pelo fogo essa terceira parte e os purificarei, como se faz com a prata, e os provarei, como se prova o ouro: o povo invocará o meu nome e eu o atenderei. Direi: Este é o meu povo; e ele dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’”.

Responsório Mt 26,31; Zc 13,7

R. Esta noite, todos vós, disse Jesus,
comigo vos escandalizareis,
* Porque está escrito: Ferirei o pastor,
e todo o rebanho disperso será.
V. Levanta-te, espada, e fere o meu pastor
e também o companheiro, oráculo do Senhor.
* Porque.

Segunda leitura
Do Tratado sobre o Reino de Jesus, de São João Eudes,presbítero
(Pars 3,4:Operaomnia 1,310-312)
(Séc.XVI)

O mistério de Cristo em nós e na Igreja
Cabe-nos imitar e completar em nós os estados e mistérios de Cristo e pedir-lhe continuamente que os leve a termo e os perfaça em nós e na Igreja inteira.

Porque os mistérios de Jesus ainda não estão totalmente levados à sua perfeição e realizados. Na pessoa de Jesus, sim, não, porém, em nós, seus membros, nem na Igreja, seu Corpo místico. Por querer o Filho de Deus comunicar, estender de algum modo e continuar seus mistérios em nós e em toda a sua Igreja, determinou tanto as graças que nos concederá,quanto os efeitos que quer produzidos em nós por esses mistérios. Por esta razão deseja completá-los em nós.

Por isso, São Paulo diz que Cristo é completado na Igreja e que todos nós colaboramos para sua edificação e para a plenitude de sua idade (cf. Ef 4,13), isto é, a idade mística que tem em seu Corpo místico, mas que só no dia do juízo será plena. Em outro lugar, diz o mesmo Apóstolo que completa em sua carne o que falta aos sofrimentos de Cristo (cf. Cl 1,24).

Deste modo, o Filho de Deus decidiu que seus estados e mistérios seriam completados e levados à perfeição em nós. Quer levar à perfeição em nós o mistério de sua encarnação, nascimento, vida oculta, quando se forma e renasce em nossa alma pelos sacramentos do santo batismo e da divina eucaristia e nos dá vivermos a vida espiritual e interior, escondida com ele em Deus (Cl 3,3).

Quer ainda levar à perfeição em nós o mistério de sua paixão, morte e ressurreição que nos fará padecer, morrer e ressurgir com ele. E, finalmente, quer completar em nós o estado de vida gloriosa e imortal, quando nos fará viver com ele e nele a vida gloriosa e perpétua nos céus. Assim quer consumar e completar seus outros estados, outros mistérios em nós e em sua Igreja; deseja comunicá-los a nós e partilhá-los conosco e por nós continuá-los e propagá-los.

Assim, os mistérios de Cristo não estarão completos antes daquele tempo que marcou para o término destes mistérios em nós e na Igreja, isto é,  antes do fim do mundo.

Responsório Cl 1,24.29

R. Eu me alegro por sofrer,
* E completo em minha carne o que falta aos sofrimentos
de Cristo por seu corpo, que é a sua Igreja.
V. Esforço-me e luto, amparado por Jesus,
cuja força poderosa opera dentro em mim.
* E completo.

Oração

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa, servindo a vós, criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.


Fonte: http://liturgiadashoras.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário