terça-feira, 13 de novembro de 2012

PAPA BENTO IRÁ PARTICIPAR DE INÍCIO DE CONGRESSO SOBRE A IGREJA NA AMÉRICA

Bento XVI participará de inauguração de congresso sobre a Igreja na América



Vaticano, 13 Nov. 12 / 02:14 pm (ACI).- Em dezembro, o Papa Bento XVI participará da solene celebração na Basílica de São Pedro com a qual terá início o congresso pelos 15 anos da Exortação Apostólica Ecclesia in America do Beato João Paulo II.


O congresso internacional “Seguindo os rastros da Exortação Apostólica Pos-sinodal Ecclesia in America, sob a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Estrela da Nova Evangelização e Mãe da Civilização do Amor” ocorre na Sala do Sínodo do Vaticano, entre os dias 9 e 12 do próximo mês de dezembro, e busca reavivar o chamado à comunhão, entre a Igreja de todo o continente.


O evento é organizado pela Pontifícia Comissão para a América Latina, os Cavaleiros de Colombo, e o Instituto de Estudos Guadalupanos e espera-se que tenha início no dia 9 de dezembro –precisamente o dia em que a Igreja recorda a memória de S. Juan Diego, o mensageiro da Virgem de Guadalupe-, com uma Missa presidida pelo Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Marc Ouellet, no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, às 18:00 horas locais.


Em entrevista ao grupo ACI no último 5 de novembro, o Dr. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, assinalou que já têm a confirmação da participação de Bento XVI, por parte do Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.


“A secretaria de Estado já nos comunicou que após a conclusão da celebração Eucarística, o Santo Padre se deslocará do seu apartamento até a basílica para poder saudar os participantes no congresso e oferecer uma breve mensagem inaugural do mesmo congresso”, explicou.


O evento contará com a participação de mais de 200 convidados entre cardeais, bispos, religiosos e leigos de todo o continente.


O Dr. Carriquiry, indicou que o evento estará acompanhado por diversas sessões acadêmicas e grupos de trabalho, junto com algumas atividades particulares, como a oração do Rosário em frente à estátua da Virgem de Guadalupe com São Juan Diego nos jardins vaticanos.


O evento também fará uma menção especial ao Ano da Fé, inaugurado no último 11 de outubro por Bento XVI, e nesta linha, o secretário para a Congregação da Doutrina da Fé, o Arcebispo Luis Francisco Ladaria Ferrer, oferecerá algumas conferências.


Finalmente, no dia 12 de dezembro, festividade de Nossa Senhora de Guadalupe, os participantes concluirão o congresso com uma Missa solene, na Basílica da Traspontina de Roma, a poucos passos do Vaticano. 




Fonte: http://www.acidigital.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário