terça-feira, 27 de setembro de 2011


Terça-Feira, 27/09/11


São Vicente de Paulo


Leituras do Dia


1a. Leitura: Zacarias (Zc) 8,20-23; Salmo (Sl) 86; 
Evangelho: Lucas (Lc) 9,51-56.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


Deus não é vingativo! 
Ele é Misericórdia!


Deus é Deus! Ele não age com a mesquinhez do pecado que provém da fragilidade humana. Nem mesmos os discípulos de Jesus aprenderam logo os seus gestos de misericórdia e paciência.


No episódio do Evangelho de hoje, temos como pano de fundo a questão da rivalidade existente entre judeus e samaritanos. Os mesmos não se davam bem porque os samaritanos não cultuavam o mesmo Deus dos judeus. Por isso, eram tidos como 'gente de segunda categoria', eram rejeitados pelos judeus.



Aqui no fato evangélico são os samaritanos que rejeitam aos discípulos de Jesus e seu mestre. A atitude dos seguidores de Jesus, por causa de sua imaturidade religiosa, foi de vingança,     rejeição, aquela atitude que dissemos aqui em outra oportunidade: "bateu, levou!" Esta não é a atitude de Jesus, a revelação de Deus Misericórdia.


Jesus reclama dos seus discípulos por tal comportamento e segue adiante. Ele veio para todos, de modo especial para os que o acolhem com fé e gratidão. Agora, será que, como Tiago e João, o nosso agir cristão muitas vezes não afasta as pessoas de Jesus e seu projeto salvador? Será que o nosso contra-testemunho não nega a ação salvífica de Jesus e acaba por atrapalhar a evangelização? 


Pensemos nisso e convertamo-nos a Misericórdia de Deus para que também sejamos capazes de agir com misericórdia com aqueles que precisam de Deus através de nosso agir.



São Vicente de Paulo, apóstolo da misericórdia e da caridade divina, ajudai-nos em nosso caminhar, intercedendo a Deus por nossa conversão! Graça e Paz!  



Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário