quarta-feira, 14 de setembro de 2011



Quarta-Feira 14/09/11 


EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ 


Leituras do dia 


1ª. Leitura: Números (Nm) 21,4-9; Salmo (Sl) 77; 

Evangelho: João (Jo) 3, 13-17. 


Evangelho de hoje: 


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 
— Glória a vós, Senhor. 


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor. 



Meditação Diária



A cruz, necessária 
à salvação!


Deus Amor quer a salvação de todos. Não quer que se perca ninguém. Por causa disso, Ele enviou Jesus (aquele que salva) ao mundo. 

Agora, nós seres humano, filhos adotivos de Deus pelo batismo, temos muita dificuldade em acolher o amor que vem de Deus. Na maioria das vezes não sabemos reconhecer e nem agradecer. 

Só damos valor ao bem que temos depois que perdemos. Quando estamos na pior, vamos lamentar o fato de não valorizar o que tínhamos. E muitas vezes nas situações da vida, vamos ouvir um ‘Que pena, agora é tarde!’ 

Em relação a Deus, precisamos passar pelo sofrimento, pela falta, pela cruz para sabermos dar valor ao bem que vivíamos. Mas Deus é paciente, compassivo, misericordioso. 

Nesta vida Ele sempre nos dá uma nova chance para, através do sofrimento e reconhecimento do bem perdido, voltar para o seu amor, converter-se, retornar a vida. 

Na Liturgia de hoje, na festa da Exaltação da Santa Cruz, aprendemos que, além de Deus nos amar tanto, a ponto de nos enviar seu Filho para morrer por nós na Cruz, Ele se utiliza do sofrimento, da dor, da cruz para nos resgatar à Vida. 

Não ignoremos os sofrimentos que nos advém nesta vida, mas, como Jesus na Cruz, que possamos dar a eles um novo sentido: voltar pra Deus. 

Bendito sofrimento! Bendita dor! Bendita Cruz, que nos faz retornar ao Amor de Deus! 

Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário