terça-feira, 13 de setembro de 2011


Terça-Feira 13/09/11 

Leituras do dia 



1ª. Leitura: 1 Timóteo (1 Tm) 13,1-13; Salmo (Sl) 100; 
Evangelho: Lucas (Lc) 17,11-17. 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Evangelho de hoje:


Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza. 

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária:

“Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. (Lc 17,16) 


Deus em seu amor criou o mundo e, de modo particular, os seres humanos para ter a quem manifestar o seu amor. Ele enviou patriarcas, juízes, profetas e apóstolos para que pudéssemos conhecer o seu amor. E em Jesus, por fim, Ele manifesta plenamente o seu amor compassivo e misericordioso. 

Antes mesmo de nós o procurarmos em nossas dores, sofrimentos, necessidades, Ele nos visita e acompanha para nos ajudar, consolar, fortalecer, etc. 

No exemplo do Evangelho de hoje, Jesus sente compaixão de uma senhora viúva de Naim, que havia perdido seu único filho. E em seu poder miraculoso faz o jovem retornar a vida.


Jesus é um Deus humano. Nasceu no meio de uma família humana. Tem um pai (José) e uma mãe (Virgem Maria, Nossa Senhora). Viveu entre os homens. Tão humano ele é que nos quer ensinar com seu amor a sermos mais humanos. 

Nós humanos, mesmo os mais fiéis e tementes a Deus, não temos o poder de fazer viver um morto, mas temos em nossas capacidades humanas – hoje, cada vez maiores – a força necessária para nos humanizarmos. E estamos cada dia mais esquecendo isso, estamos nos desumanizando cada dia que passa. 

Precisamos ser mais humanos. Precisamos reaprender a ser humanos. O que mais nos faz falta não são as coisas materiais, que sabemos, são necessárias. O que mais nos falta é humanidade, isto é, a capacidade de reconhecer no outro semelhante, um irmão, um filho de Deus, e respeitar a sua dignidade como queremos ser respeitados. 

Em Jesus, Deus Pai nos deu um Deus humano para nos ensinar a sermos humanos. Aprendamos, pois de Jesus, a amar-nos como Deus nos ama. 

Rezemos juntos com a nossa vida a famosa jaculatória: “Jesus, manso e humilde coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!” Ou, como sugestão: “Jesus compassivo, dai-nos a graça da compaixão com o nosso irmão que está sofrendo mais do que nós!” 

Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário