sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Sexta-Feira 09/09/11

Leituras do dia

1ª. Leitura: 1 Timóteo (Tm) 1,1-2.12-14; Salmo 15; Evangelho: Lucas (Lc) 6,39-42.

Evangelho de hoje:

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária

"Todo discípulo bem formado será como o mestre”. (Lc 6,40)

A melhor maneira de ensinar é pelo exemplo. Como diz o ditado: “as palavras convencem, mas o testemunho arrasta”. De fato, não adianta falar ao outro o que o mesmo deve fazer e, do outro lado, fazer o contrário. É melhor ficar quieto, calado, para não cair na hipocrisia: “Faça o que eu digo e não faça o que eu faço!”

No Evangelho deste dia, Jesus, o mestre do Amor, nos convida a humildade nas relações com as outras pessoas. Não adianta ficar a todo instante querendo corrigir o outro, se eu mesmo faço a coisa errada. Quem em todo momento fica se incomodando com o erro ou defeito alheio, na verdade esconde ou se esconde dos seus próprios erros e defeitos. É bom olhar-se no espelho da alma: seus olhos.

A nossa atitude cristã perante o erro alheio deve ser a correção fraterna, já meditada e comentada aqui recentemente: domingo passado. Quem corrige fraternalmente é porque ama. Quem julga o outro a todo instante não o ajuda a amadurecer, além de criar uma falsa imagem de si mesmo.

Sendo assim, não sejamos “cegos”, mas irmãos. Não julguemos, mas corrijamos. E o melhor modo de corrigir o outro e ganhá-lo para o lado do bem é pelo exemplo, pelo testemunho de amor.

                                                       Pe. Adauto Farias, CM

Um comentário:

  1. "Pode um cego guiar outro cego?"
    Não podemos nunca julgar os outros pela aparencia, ou so pq achamos q ela esta no erro, quem somos nós para poder julgar alguem? esquecemos as vezes q qnd apontamos um erro em nossos irmãos, temos 3 dedos voltados para o nosso erro, q não reparamos ou por medo não assumimos, e para isso nos escondemos apontando os erros dos outros.
    "Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão”.

    JP

    ResponderExcluir