segunda-feira, 19 de setembro de 2011


Terça-Feira 20/09/11 


Leituras do dia 


1ª. Leitura: Esdras (Esd) 6,7-8.12b.14-20; Salmo (Sl) 121; 

Evangelho: Lucas (Lc) 8,19-21.


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão.20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária


Santa Mãe Maria, 
ajuda-nos a ser fiéis a Deus! 


Quem são os verdadeiros parentes de Jesus? Esta é a questão que se põe diante da Palavra de Deus neste Evangelho de hoje. Jesus mesmo nos reponde que os seus verdadeiros  parentes são aqueles que ouvem e põe em prática a Palavra de Deus.


Jesus estava neste episódio do Evangelho em um momento de catequese, de ensinamento com a multidão que o seguia. Ele aproveita a ocasião de catequese para explicar em que consiste o verdadeiro seguimento a Ele, o Filho de Deus.


Ele não queria desmerecer a sua mãe, a Virgem Maria, e nem mesmo aqueles que já o seguiam, como no caso dos Apóstolos. Ele apenas esclarece que o verdadeiro parentesco, ou melhor, o parentesco que mais interessa a Deus é o parentesco da fidelidade à Sua Palavra, é o parentesco feito na Fé no Filho e do Filho de Deus.


Como nós sabemos, pela Fé que nos ensinou a Igreja, Nossa Senhora foi totalmente fiel a Jesus, antes e depois do nascimento dele. Ela somente buscou em sua vida fazer o que dizia o Espírito Santo de Deus. Ela não tinha pecado. Esteve presente em todos os momentos de Jesus até a Cruz e em nos primeiros momentos da Igreja, de modo especial no seu surgimento. Ela foi fiel até o fim.


Por isso, merece de nossa parte - filhos adotivos de Deus em Jesus Cristo e filhos de Maria, Mãe da Igreja - todo o respeito, a consideração e a honra de quem cumpriu com amor fiel a sua missão de Mãe de Deus Filho e Mãe da Igreja. 


Peçamos a Deus a graça de ouvir e acolher no coração a Sua Palavra revelada em Cristo Jesus e pôr em prática com fidelidade e disponibilidade na missão nossa cotidiana. Que a Santa Mãe interceda junto a Trindade Santa pela nossa fidelidade!  


Santa Mãe Maria, Serva fiel, Filha de Deus Pai, rogai por nós!
Santa Mãe Maria, Mãe amorosa de Deus Filho, rogai por nós!
Santa Mãe Maria, Ouvinte atenta e Esposa do Espírito Santo, rogai por nós!
Santa Mãe Maria, ajuda-nos a ser fieis a Deus!


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário