quinta-feira, 15 de setembro de 2011



Quinta-Feira 15/09/11 


NOSSA SENHORA DAS DORES 


Leituras do dia 


1ª. Leitura: Hebreus (Hb) 5,7-9; Salmo (Sl) 30; 

Evangelho: Lucas (Lc) 2,33-35 ou João (Jo) 19, 25-27. 


Evangelho de hoje: 


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. 

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor. 


Ou (escolhe-se um dos evangelhos) 


Evangelho (Jo 19,25-27) 


Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor. 



Meditação Diária 


Maria, aos pés da Cruz, 
participa das Dores de Jesus! 


Um Deus que se fez humano para nos salvar. Assim é o nosso Deus. Para isso, quis nascer de uma mulher humana que foi preparada para ser a Mãe de Jesus, a Virgem Maria. 


Uma mulher especial (bem-aventurada), que procurou em tudo fazer a vontade de Deus, até o ponto de cuidar com todo amor e carinho do Filho de Deus na terra. 


Maria participou de todos os principais momentos da vida de Jesus e da Igreja: seu nascimento e fuga para o Egito para fugir de Herodes; sua infância no meio dos doutores da Lei; sua vida adulta de missão incansável em prol do Reino de Deus e sua via dolorosa até a sua morte de cruz, aonde Maria permaneceu de pé, e por fim, esteve presente no Cenáculo em Jerusalém, quando do surgimento da Igreja. 


Maria, que participou das alegrias e das tristezas de Jesus, pode nos ajudar a carregar a nossa cruz do dia-a-dia e pode também nos consolar em nossas dores. 


Como Igreja de Cristo, somos convidados a consolar o mundo em suas dores e ajudá-lo a carregar também a sua cruz cotidiana com força e coragem. 


Nossa Senhora das Dores, rogai a Deus por nós! 


Pe. Adauto Farias, CM

Um comentário:

  1. Deus seja louvado! Que também nós, saibamos como Maria, estar ao lado do homem que sofre!
    Deus abençõe sua missão, pe. Adauto!

    ResponderExcluir