sábado, 17 de setembro de 2011



Sábado 17/09/11 


Leituras do dia 


1ª. Leitura: 1 Timóteo (1 Tm) 6,13-16; Salmo (Sl) 99; 
Evangelho: Lucas (Lc) 8,4-15. 


Evangelho de hoje: 


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 
— Glória a vós, Senhor. 


Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 

6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. 

Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”. 

11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 

13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás.14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. 


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor. 



Meditação Diária 


Bom terreno, bons frutos! 


Somos chamados a acolher a Palavra de Deus com profundidade em nossas vidas. Somente um coração bom e generoso é capaz de perseverar e dar bons frutos. 


Que tipo de terreno é o nosso? Pedregoso, espinhoso ou um terreno bom. O terreno é o nosso coração. E a Palavra de Deus tem espaço em nosso terreno ou não?




Estamos preparando este nosso terreno em vistas de acolher a Palavra de Deus? Ou estamos deixando as sementes da Palavra de Deus ficar à beira do caminho; ou não as regamos com a nossa oração diária; ou a sufocamos com as nossas pequenas preocupações. 




Devemos estar atentos para não deixarmos passar em vão por nós a graça que vem junto com a Palavra de Deus. 


Deus quer habitar e fazer maravilhas em nossa vida e através dela, mas para isso, precisa de nós. Precisa da nossa acolhida sincera e disponível. Necessita de nosso interesse da vontade e do coração. Necessita do nosso sim cotidiano para acolher a semente da Palavra, regá-la e frutificá-la em boas atitudes de caridade para com o próximo. 



Deus não poderá realizar nada em nós se não permitirmos. Ele conta comigo e com você. Dentro de nossas possibilidades, façamos o melhor para acolher e viver a Palavra de Vida, a Palavra de Esperança, A Palavra de fé que vem de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Semeador de Deus. 


Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário