segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Segunda-Feira 12/09/11 

Leituras do dia 

1ª. Leitura: 1 Timóteo (1 Tm) 2,1-8); Salmo (Sl) 27; 
Evangelho: Lucas (Lc) 17,1-10. 

Evangelho de Hoje:

— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós. 
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado, a quem estimava muito, que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças esse favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridades, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’ ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘ Faze isto!’, e ele o faz”. 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Meditação Diária

“Senhor,... não sou digno que entres em minha casa. (...) Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado”.(Lc 17, 6-7) 

Jesus reconhece as nossas virtudes e boas atitudes. Ele ama a pessoa justa e humilde. A humildade e a confiança alegram o coração de Deus. 

No Evangelho deste dia, vemos um oficial que é humilde e, ao mesmo tempo, perseverante, no pedir a Deus pela saúde de seu empregado. O oficial nem se acha digno de ir ao encontro de Jesus e implora com fé para a Palavra salvadora e libertadora de Jesus, mesmo a distância. Isto é que é Fé! 

Diante de fé tão grande, clara e verdadeira, Jesus só tem uma coisa a fazer: atender ao pedido do oficial por meio de seus empregados, que dele até trazem boas referencias. 

Sendo assim, aprendemos hoje que tudo o que pedido a Deus com fé e humildade será bem e logo atendida. 

Façamos a experiência da oração humilde e alcançaremos muitas graças em nossas vidas! Graça e Paz! 

Pe. Adauto Farias, CM

Um comentário:

  1. É sempre muito bom poder meditar a Palavra de Deus diariamente.Nos dá força para vencer barreiras, nos dá coragem para continuar e é um lenitivo para nossas dores e angústias do dia a dia...Deus o abençoe!

    Muito obrigado

    ResponderExcluir