quinta-feira, 2 de junho de 2011

QUIXERAMOBIM COMEMORA SANTO ANTÔNIO!


Teve inicio na noite dessa terça-feira, 31 de Maio a maior festa religiosa do central do estado do Ceará. Santo Antônio, padroeiro de Quixeramobim. Cerca de cinco mil devotos do “glorioso santo”, participaram da abertura: inicialmente com o hasteamento da bandeira, como manda a tradição e em seguida a celebração de missa e trezena em louvor ao santo. O pátio da Igreja Matriz ficou lotado de votos de Santo Antônio que queriam pegar na bandeira no momento do hasteamento. A banda de musica municipal Sebastião Doth, sob a regência do maestro Ary tocou marchinhas e dobrados, além do hino do glorioso santo.


O vigário da freguesia de Santo Antônio padre Francisco Sergio de Oliveira, acompanhado de autoridades municipais, entre elas o prefeito Edmilson Júnior e o presidente da Câmara de Vereadores Carlos Martins, ambos do PMDB, deputado estadual Cirilo Pimenta-PSDB, vereadores Fátima Vasconcelos-PSDB, Everardo Júnior-PMDB e Claudiane Pinheiro-PSDB. Da colônia residente em Fortaleza compareceu o ex-deputado federal Leorne Belém, professor Marum Simão, integrantes das pastorais que congregam na paróquia, religiosas e católicos praticantes.


Antecedendo a celebração da missa e trezena, por volta das 19 h, cortejo religioso adentrou a Matriz, sob o cântico do glorioso Santo Antônio tendo a Irmã Paula à frente, com acólitos e ministros, além dos sacerdotes. A missa foi presidida pelo padre Evaldo, provincial da congregação em Fortaleza e co-celebrada pelos padres da freguesia local, Adauto Farias e Pedro de Jesus e Maria. O ministério de musica entoou cânticos previamente elaborados para a festa religiosa. Momento de fé e religiosidade do povo de Quixeramobim demonstrados nessa noite de abertura da comemoração do padroeiro. Depois dos atos litúrgicos, o momento maior da confraternização aconteceu no Barracão de Santo Antônio, armado no entorno da Matriz.

Estaremos cobrindo a festa do padroeiro com reportagens diariamente!
Texto e Fotos: Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário