domingo, 5 de junho de 2011

MISSA DO VAQUEIRO ATRAI MULTIDÃO EM QUIXERAMOBIM



A cidade de Quixeramobim localizada no sertão central do estado e distante 210 Km da capital Fortaleza tem por tradição, desde sua criação, em 1712 o criatório de gado leiteiro. A atividade constitui-se na maior fonte de renda do município, que possui a maior bacia leiteira do estado do Ceará, com uma produção diária de 110 mil litros de leite. O vaqueiro é uma presença constante desde os tempos que remontam o “ciclo do couro”. Daí a tradição na realização da celebração da “Missa do Vaqueiro” durante a programação da Festa do Padroeiro Santo Antônio. Patrimônio histórico imaterial, a missa aconteceu na noite desse sábado, na Praça Capitão Dias Ferreira, em frente à Igreja do Senhor do Bonfim e reuniu cerca de três mil pessoas, contando com a participação de 240 vaqueiros


A organização da vaqueirama contou com o apoio da prefeitura de Quixeramobim através da Secretaria de Cultura e Turismo. Os vaqueiros foram reunidos pelo líder da categoria João Lemos. Entre os 240 vaqueiros presenciamos a participação de crianças e adolescentes, além de experientes campeadores de gado brabo. A celebração do ato litúrgica ficou a cargo do padre Adauto Farias, que esteve parametrado de vaqueiro: gibão, perneira, estola e chapéu de couro. Padre Francisco Sérgio de Oliveira, vigário da Paróquia de Santo Antônio atuou como co-celebrante. Irmã Paula coordenou acólitos e ministros da eucaristia.



Para manter a tradição nordestina da celebração em homenagem ao vaqueiro, um grupo de forró tradicional pé de serra, comandado pelo sanfoneiro Nonô e seus camaradas músicos que encantaram os presentes no acompanhamento ao padre cantor Adauto. Os vaqueiros durante o ofertório se inseriram na tradição doando suas peças de arreio e vestimentas. Na praça onde o IBGE fez a localização como centro geográfico do estado serviu de palco para vaqueiros e suas montarias enquanto assistiam a santa missa. Depois de participarem da celebração os vaqueiros se dirigiram até o Clube da Coelce para um churrasco de confraternização e por último, um arrasta pé.




O vaqueiro e repentista Luiz Monteiro, que no ano de 1980, em Fortaleza, estádio Castelão durante a celebração de missa pelo falecido Papa João Paulo II, lhe rendeu homenagem colocando um chapéu de couro na cabeça, e disso ele se orgulha muito, prestou homenagem aos colegas vaqueiros por ocasião do encerramento com o tradicional aboio, símbolo da bravura e trabalho na lida diária com o rebanho. O vigário padre Francisco Sérgio de Oliveira oriundo da cidade de Fortaleza ficou emocionado, ao ouvir tamanha manifestação da cultura sertaneja.

Durante a benção final Padre Adauto Farias, feliz por ter pelo segundo ano consecutivo rezado a Missa do Vaqueiro agradeceu a todos e se despediu com as musicas do rei do Baião Luiz Gonzaga, asa branca e ave-maria sertaneja. O povão já acostumado com o repertório do padre cantor foi ao delírio numa noite memorável para a cultura e a história de Quixeramobim, berço de Antônio Vicente Mendes Maciel – “O Conselheiro”.

Acompanhe diariamente aqui neste espaço a cobertura completa da Festa do Padroeiro de Quixeramobim - Santo Antônio.

Encerrada a festa estaremos editando um DVD com documentário da mesma.


Crisanto Teixeira - Jornalista DRT 2158

Um comentário:

  1. Nada mais justo que uma missa dedicada especialmente as pessoas que são tradicionais da região :D

    ResponderExcluir