terça-feira, 7 de junho de 2011

COLÔNIA QUIXERAMOBINENSE E A FESTA DO PADROEIRO


Tradicionalmente os filhos de Quixeramobim regressam a sua terra nesse momento de fé e religiosidade cristã, proporcionado pela festa do padroeiro Santo Antônio. A colônia residente da capital cearense, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, inclusive, antecedendo a festa, promove reuniões para sugerir eventos na programação social. Uma vez por mês acontece encontro entre os filhos Quixeramobim, que além de discutirem o cotidiano, abordam assuntos ligados ao desenvolvimento, cultura e história da terra de Antônio Conselheiro. O local do encontro é o Clube Náutico Atlético Cearense, na última terça-feira de cada mês.

O Ex-prefeito e hoje deputado estadual Cirilo Antônio Pimenta Lima é um dos articuladores e incentivador desse encontro mensal. Cirilo que também é “Antônio”, por conta disso, devoto do “Santo Padroeiro”, religiosamente todos os anos comparece ao hasteamento da bandeira, que abre as festividades do santo, bem como, se insere durante várias noites na programação, como o “Chitão, Leilão, Missa de Encerramento, Procissão e ainda patrocina o Show Pirotécnico que dá por encerrada a festa. Cirilo Pimenta quando prefeito de Quixeramobim, por oito anos dedicou especial atenção para o evento, sempre investindo na cultura e patrimônio histórico imaterial de sua terra.







Dupla de notáveis conterrâneos ex-deputado Leorne Belém e o professor Marum Simão, não fogem a regra, são figuras carimbadas e estão sempre presentes aos maiores acontecimentos, inclusive durante as festividades do padroeiro, constitui-se em personalidades disputadas pelos amigos de outrora e da atualidade. Leorne Belém uma figura de conduta exemplar, algo raro na vida pública de hoje. Marum Simão, ícone da historiografia, ao longo de sua trajetória como educador angariou enorme conhecimento dos fatos históricos de Quixeramobim, passando a escrever o fruto de suas pesquisas, aqui e alhures. Ainda durante o decorrer da festa vamos nos ater a este assunto, destacando outros ilustres conterrâneas que estão de volta a terra natal.

Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário