sexta-feira, 10 de junho de 2011

FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO ALCAÇAM O 10º DIA


Empolgação Fé e Devoção são os verbos mais conjugados durante a realização da festa do padroeiro de Quixeramobim, sertão central do Ceará, ao atingir o 10º dia. A cada dia que se aproxima do dia do glorioso santo, 13 de junho, a cidade recebe mais devotos que vem ao encontro do sagrado pela religiosidade; comerciante que na ânsia da sobrevivência se arriscamos em faturar e lucrar economicamente com o evento, e por último, aqueles que buscam diversão, ou seja, estão mais ligados no profano.


De acordo com a programação da Paróquia, o dia 09 de junho trouxe como tema: “Para que todos sejam um, como Tú Pai, estás em mim e eu em Ti”. Responsáveis: Pastoral da Sobriedade, Legião de Maria, Escola de Ensino Fundamental e Médio Humberto Bezerra e Creche Helena Pontes. O Celebrante da Missa e Trezena foi o Padre Thomas Jonas, vigário Geral da Diocese de Quixadá. A co-celebração contou com a participação dos Padres Francisco Sérgio de Oliveira e Adauto Farias, o padre cantor.

A religiosidade em Foco


O comerciante aposentado Raimundo Fernandes de Almeida, 82 anos, casado com a senhora Maria da Conceição de Almeida Fernandes, 5 filhos, 10 netos e 4 bisnetos. Conta Raimundo, que sua religiosidade e fé em Santo Antônio ganharam impulso quando ele tinha 18 anos, e que apesar de muito moço, firmou o propósito de comparecer anualmente a festa do padroeiro. “De lá pra cá já se passaram sessenta e quatro anos que não perco uma festa, venho todos os dias para as novenas e missas; minha fé em Santo Antônio me fez sair da UTI quando estava muito doente em Fortaleza; agarrei-me ao santo e pedi para ele me curar e graças a ele alcancei o milagre, hoje não sinto mais nada; quando voltei do hospital e chegue à minha cidade, a primeira parada foi na Igreja Matriz, ainda meio mole, desci do carro e entrei, parecia que estava no céu, aquilo ficou gravado na minha mente e por isso estou aqui e estarei até a morte”, relatou Raimundo Fernandes


Agricultor aposentado Quinor Manú, residente a localidade de Várzea do Meio, zona rural do distrito de Manituba, município de Quixeramobim é outro personagem que apesar de está muito distante da Igreja Matriz, cerca de quarenta quilômetros, todos os anos se insere nas festividades de Santo Antônio. Relata que sua fé e persistência, com apoio da Irmã Joana e do Padre José Van Esch foi possível a construção de uma igrejinha na sua comunidade, onde ele ministra o catecismo para crianças e adolescentes. Muito caridoso o agricultor conta que em 2011, completou sessenta e uma festas do padroeiro. “Venho com muito gosto para a cidade e assistir as missas e trezenas, lembro-me que em anos anteriores, quando as coisas eram mais difíceis, a gente vinha a cavalo, debaixo de chuva nos invernos pesados; trazia uma roupara e um par de sapatos dentro de um saco para vestir e calçar na entrada da rua”, conta com satisfação Quinor Manú.

Esta reportagem pode ser reproduzida em parte ou no seu todo, porém, desde que sejam citadas as fontes para texto e fotos.

Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário