segunda-feira, 13 de junho de 2011

VIVA O GLORIOSO SANTO ANTÔNIO CHEGOU A HORA DA DESPEDIDA!


Está encerrada mais uma festa do padroeiro de Quixeramobim, localizado no sertão central do estado do Ceará, distante 210 Km da capital Fortaleza. Após 14 dias de festividades religiosas com a inserção da programação social e festiva, o Bispo Diocesano Dom Ângelo Pignolli, acompanhado dos integrantes do clero que compõem a Paróquia de Santo Antônio e mais de quinze mil fieis, deram adeus as comemorações, em mais uma demonstração de fé e religiosidade, naquele que é detentor do maior numero de milagres em todos os tempos da Igreja Católica, Santo Antônio de Pádua. A Procissão que percorreu as principais artérias do centro histórico da cidade de Quixeramobim foi o ponto alto da demonstração da pratica da religiosidade popular.


No pátio da Igreja Matriz o clero, autoridades constituídas entre elas o prefeito de Quixeramobim Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto Mota Almeida e o deputado estadual Cirilo Antônio Pimenta Lima e mais uma multidão de paroquianos deram as mãos em torno de orações e cânticos ao glorioso Santo Antônio. Atiradores do Tiro de Guerra 10.020 do Exército Brasileiros além de carregarem o andor do santo durante a procissão auxiliaram na organização do encerramento da festa. Também durante todo o período das festividades, a AMTQ – Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim prestou relevantes serviços na organização e controle do transito.


Depois da realização da pratica religiosa como manda os dogmas e ritos do catolicismo romanizado, o Bispo diocesano Dom Ângelo e demais padres da paróquia fizeram os devidos agradecimentos a tantos quantos, deram sua contribuição para o grande sucesso da festa do padroeiro. Sob aplausos e lagrimas nos olhos de dezenas de devotos, a bandeira que simboliza a fé e a devoção ao santo foi arriada do mastro central na Praça da Matriz, depois de tremular por 14 dias anunciando as festividades.


Com o arriamento da bandeira do glorioso padroeiro, foi iniciado show pirotécnico patrocinado pela prefeitura de Quixeramobim. Com a queima dos fogos o céu ficou iluminado por mais de trinta minutos. Vibração do povo que ainda estava no patamar da Igreja Matriz, bem como os que acompanhavam sentados nas calçadas de suas residências, localizadas no entorno da Matriz. Espetáculo visto e elogiado pelos quixeramobinenses que concluíram as festas de 2011 e aguardam em 2012 comemorações maiores, por se tratar do aniversário de três séculos da fundação da Vila sede da Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão, fundada em 1712 pelo português Antônio Dias Ferreira.

Esta reportagem pode ser reproduzida em parte ou no seu todo, desde que sejam citadas as fontes para texto e foto.

Crisanto Teixeira – Historiador e Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário