domingo, 12 de junho de 2011

MANTIDA A TRADIÇÃO DO LEILÃO DE SANTO ANTÔNIO


Paroquianos devotos de Santo Antônio mantêm a tradição na cidade de Quixeramobim com a realização do “Leilão” de prendas doadas por fiéis. Introduzida nas comemorações do padroeiro, pratica que foi herdada de nossos irmãos portugueses e que se perde na memória das pessoas mais idosas. A renda do leilão destina-se a manutenção da Paróquia nos próximos meses. Há vários anos que o recebimento das prendas e organização do leilão conta com o abnegado trabalho da ex-prefeita Aldamira Guedes Fernandes e sua valorosa equipe feminina que muito se empenham na manutenção da tradição. Como ocorrem todos os anos, o Leilão é sempre realizado no final da festa, de preferência na véspera da comemoração do santo ou no sábado que o antecede, explica a ex-prefeita Aldamira Fernandes.


O leiloeiro de plantão Vandeley Paulino, exímio conhecedor da realidade da freguesia, bem como, possuir grande tino para o insulto entre os mais abastardados financeiramente, ou com pretensões políticas, levando-os a se engalfinharem na disputa pelas prendas, dessa forma elevando seu preço, conseqüentemente arrecadando mais para a Paróquia e a Diocese. Presentes ao leilão desse ano, diversas autoridades, entre elas: Edmilson Júnior Prefeito de Quixeramobim; Deputado Estadual Cirilo Pimenta; Presidente da Câmara de Vereadores Carlos Roberto Mota Almeida; Presidente da EMATERCE José Maria Pimenta; Tasso Pinheiro Borges da Controladoria do Governo do Estado, ex-prefeito Antônio Machado, comerciantes, fazendeiros, servidores públicos, estudantes, donas de casa, agricultores, entre milhares de paroquianos que superlotaram o Barracão de Santo Antônio e saborearem a comida regional e o reencontro de entes queridos.


Com localização privilegiada, no entorno da mesa do leilão de Santo Antônio, encontramos alegres e felizes devotas, amigas de infância com muito para recordar da vida e das participações na tradicional festa religiosa. Passamos e destacas essas valorosas mulheres, que os Quixeramobinenses reconhecem como destaque em qualquer analogia que seja empregada. A grande artista Bianca Menescal, que com seus traços na pintura constrói belíssimas obras de arte, inclusive foi a responsável pela pintura da via sacra, bem como a restauração das imagens e do altar mor da Igreja Matriz. Destaco também com muito carinho as ex-primeiras damas: Ana Costa Martins, Aldenora Machado, além das amigas, Marta Menescal, Maria José Pimenta e Jovina Costa Campos.

Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário