sexta-feira, 3 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO FORTALECENDO A EDUCAÇÃO E A FAMÍLIA


No projeto de Deus, entre inúmeros propósitos estão incorporados dois importantes temas: Educação e Família. Ambos foram introduzidos na programação da festa do Padroeiro Santo Antônio de Quixeramobim-Ce. Nesta quinta-feira, dia 02 de junho, destacamos a participação de duas dessas unidades educacionais da sede do município, sendo uma particular e outra pública, respectivamente Colégio Nossa Senhora do Rosário e Escola Municipal Zilá Zilda Carneiro. A primeira escola, antigo Patronato, responsável pelo acolhimento de jovens que ingressavam no aprendizado da vida religiosa. Hoje oferta o ensino regular fundamental e médio, além da valorização, com foco no catolicismo romanizado e a família.


Outro destaque na educação pública trata-se da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilá Carneiro, onde nessa imagem vemos a frente sua diretora, professora Lacy Alexandre, e um integrante da comunidade conduzindo o andor com a imagem do “glorioso santo”. A unidade de ensino da prefeitura, ao longo dos últimos anos vem alcançando êxito, nos exames a que seus alunos são submetidos, fato que o tem classificado como: “Escola Nota 10”. A inserção da comunidade estudantil nas comemorações dos festejos do padroeiro, ao longo dos anos vem constituindo-se em incentivo, tanto para docentes como discentes, além de seus gestores.


A família é outro setor que recebe especial atenção da Paróquia de Santo Antônio, que atua como intercessor e aglutinador do fortalecimento do núcleo familiar, responsável pela manutenção da “celular mater”, base primordial. Varias pastorais e grupos como ECC – Encontro de Casais com Cristo, estão permanentemente mobilizados. Destaque também para a Pastoral da Sobriedade, Projeto São Vicente de Paulo, entre mais de uma centena que permeiam no contexto religioso da comunidade quixeramobinense. No Flagrante Vanderley Paulino e esposa assistem a celebração no pátio da Igreja Matriz.


Na terceira noite da festa do padroeiro, atendendo ao convite da organização dos festejos o padre Adailson, vigário da Paróquia de São Miguel, distrito de Quixeramobim-Ce foi o celebrante. A co-celebração ficou por conta dos padres: Francisco Sérgio de Oliveira – vigário local e os colaboradores: Padres Adauto Farias e Pedro e Jesus e Maria. Durante a homilia padre Adailson deu enfoque especial ao amor, condição essencial do ser humano e cidadão. Encerrada a missa e trezena, os paroquianos se dividiram entre o parque de diversões e o Barrão de Santo Antônio, variando no cardápio, o saboroso creme de galinha, mugunzá, vatapá, além do tradicional carneiro assado com baião de dois.

Todos os dias, aqui neste espaço, você acompanha o que de mais importante acontece na festa de Santo Antônio de Quixeramobim-Ce.

Texto e fotos: Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário