quinta-feira, 2 de junho de 2011

RELIGIOSIDADE POPULAR MARCA 2º DIA DA FESTA DE SANTO ANTÔNIO


As comemorações de Santo Antônio, padroeiro de Quixeramobim, sertão central do estado do Ceará entrou em seu segundo dia. Demonstração de fé e religiosidade, com traços voltados para a crença popular marcou a programação dessa quarta-feira, dia 01 de junho de 2011. A funcionária pública Ana Lúcia Fernandes, integrante da pastoral do dizimo, como ocorre todos os anos, traja vestimenta de cor marrom, seqüenciando, como se vestia o “glorioso santo”. Momentos antes do inicio da celebração litúrgica, Ana Lúcia entrou na Igreja Matriz, conduzindo o estandarte do padroeiro sendo seguida por fieis em procissão no templo santo, para honra e gloria dos praticantes do catolicismo.


Aliando religiosidade com o senso de patriotismo e bem querer a sua terra natal, crianças estudantes da Escola Municipal Maria de Araújo Carneiro, conduziram a bandeira do município de Quixeramobim, tornando o ambiente sacro com o ar familiar, de expressão, amor e bem querença ao torrão natal. A bandeira foi recebida pelo sacerdote convidado para presidir a celebração da trezena e missa padre Eronildo, vigário da Paróquia de São Francisco na cidade de Quixadá. A co-celebração teve a participação dos sacerdotes: Francisco Sérgio de Oliveira, Adauto Farias e Pedro de Jesus e Maria.


Mais uma vez ficou demonstrado o amor que os devotos têm ao Padroeiro Santo Antônio, nascido em Lisboa – Portugal e morto em Pádua – Itália. A Igreja Matriz ficou com suas dependências lotadas. Na imagem percebemos certa predominância de mulheres, e, com certa idade, porém, com muita alegria e empolgação. Após a celebração litúrgica aconteceu o reencontro dos conterrâneos no Barracão de Santo Antônio, ao som de musica regional e saboreando churrasco de carneiro com o tradicional baião de dois. O momento é de oração e intensa confraternização.

Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário