quinta-feira, 9 de junho de 2011

FESTA DE SANTO ANTÔNIO CONGREGA ESFORÇOS!


Entramos no 9º dia das festividades comemorativas do padroeiro de Quixeramobim-Ce, Santo Antônio de Pádua, nascido em Portugal, depois viveu por muitos anos na Itália, onde morre em Pádua. O sub-tema da programação religiosa foi: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho” (At 20,28). Os responsáveis pela celebração da missa e trezena foram as Pastorais: Encontro de Casais com Cristo – ECC e a Pastoral Familiar. Escola de Ensino Fundamental José Carneiro e Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira. O celebrante foi o padre Marcos Mesquita (PFCM) – Vigário do município de Novo Oriente. A co-celebração coube aos Padres Francisco Sérgio e Adauto Farias.


Depois de nove dias e nove noites de festividades, em nenhum momento percebemos qualquer cansaço entre os devotos inseridos nas celebrações. A fé e a devoção cultuada ao glorioso santo servem de incentivo aos paroquianos. Até o dia 13 de junho ainda teremos uma vasta programação a ser seguida, inclusive, essa semana está sendo esperada a participação de mais de 500 mil fiéis, trazidos pela religiosidade e também pelo Chitão de Santo Antônio, que acontecerá de quinta-feira até o sábado. O palco para as bandas já foi instalado na Praça Capitão Dias Ferreira, no entorno da Prefeitura de Quixeramobim-Ce.


Flagrante de muita animação no Barracão de Santo Antônio, ao lado da Barraca da Irmã Tereza Cristina, proporcionada pelos residentes na casa do Ancião Santo Antônio. Acompanhados das funcionárias do abrigo, sorridentes e felizes, idosos se inseriram na programação. Inclusive saborearam as delicias regionais comercializadas nas barracas. Percebemos que apesar das dificuldades de acesso e a distância para os idosos, que vieram caminhando da casa abrigo até a Igreja, isso não diminuiu a alegria deles, pelo contrário fizeram exercício necessário a uma vida sadia.

Esta reportagem pode ser reproduzida em parte ou no seu todo, desde que, citadas as fontes para texto e fotos.

Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário