segunda-feira, 6 de junho de 2011

“ENSINAMENTOS DOS APÓSTOLOS” TEMA DESTE DOMINGO


Alcançando o sexto dia da programação da Festa do padroeiro de Quixeramobim-Ce, Santo Antônio, a comunidade católica se inseriu no tema deste domingo previamente elabora pela comissão: “Eles mostravam-se assíduos aos ensinamentos dos Apóstolos”. Pela manhã foi celebrada missa em ação de graças aos idosos. O celebrante foi o Padre Adauto Farias. No período noturno, às 19 h aconteceu a tradicional missa de domingo, freqüentada por grande numero de paroquianos. O ato litúrgico foi presidido pelo Monsenhor Luis Orlando de Lima, Chanceler da Diocese de Quixadá e co-celebrada pelos padres Francisco Sérgio de Oliveira e Adauto Farias.


Durante o desenrolar de toda a programação do padroeiro, varias são as pastorais e entidades educacionais que se inserem nos atos litúrgicos. Vale ressaltar a presença da “Pastoral da Criança” uma das mais atuantes, tanto em termos de ação evangelizadora, bem como, na vigilância da educação e preservação dos direitos dos pequeninos filhos de Deus. A criança está sempre contextualizada e presente na ordem do dia, buscando através dela a valorização da família católica. As escolas também desempenham relevante participação todas as noites, tanto as de ordenamento particular, como as de natureza pública.


Hoje, participaram da missa as seguintes instituições: Casa do Ancião Santo Antônio, Leigos da Misericórdia, Pastoral da Criança, Escolas: De Ensino Fundamental e Médio Assis Bezerra (pública) e as escolas particulares Colégio Senso e São Vicente. Mais uma vez os católicos lotaram a Igreja Matriz de Santo Antônio. Em uma das fileiras da nave central, lado esquerdo, estava o lendário “Avião Coelho”, em primeiro plano na foto, hoje aposentado, porém quando moço foi um dos melhores jogadores de futebol, era artilheiro de grande prestigio. Avião, como é popularmente conhecido foi autor de inúmeras proezas nas festas do padroeiro. Sua especialidade era participar do Leilão e arrematar prendas sem o suficiente lastro de recurso financeiro para pagá-las. Segundo alguns folcloristas, por conta dessa pratica, Avião foi o primeiro e único devoto a meter vale em Santo Antônio.

Crisanto Teixeira – Jornalista DRT 2158

Nenhum comentário:

Postar um comentário