terça-feira, 31 de maio de 2011

Jornal Diário do Nordeste anuncia a Festa de Santo Antonio de Quixeramobim

Igreja inicia festejos para Santo Antônio

Publicado em 31 de maio de 2011

  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
Clique para Ampliar

FESTA RELIGIOSA do padroeiro de Quixeramobim é realizada há quase três séculos no coração geográfico do Ceará. A missa do vaqueiro é um dos destaques
FOTO: ALEX PIMENTEL

Mais de meio milhão de devotos devem participar da segunda maior festa do Estado em louvor ao santo

Quixeramobim A programação oficial da segunda maior festa religiosa da Igreja Católica em homenagem a Santo Antônio no Ceará tem início hoje, nesta cidade, com hasteamento da bandeira na Praça da Matriz. As festividades seguem até o dia 13 de junho, dedicado ao padroeiro deste Município. Até lá, pelo menos 500 mil pessoas deverão participar das trezenas e cultos religiosos. Após as missas, o público se diverte nas quermesses e barracão de Santo Antônio, montado ao lado da mais antiga igreja da região.

Mas como tem ocorrido nos últimos anos, os leigos iniciam a festa mais cedo. Na manhã do último domingo, promoveram uma feijoada no barracão de Santo Antônio. Antes, uma carreata percorreu as ruas da cidade. Todavia, a movimentação começa a se acentuar no fim desta tarde, com caminhada das freguesias do padroeiro à Igreja Matriz. Um parque de diversões e dezenas de camelôs aguardam os visitantes. A animação deve prosseguir com o chitão e a II Corrida de Santo Antônio, promovidas pela Prefeitura.

No decorrer da programação, serão lembrados os 40 anos da Diocese de Quixadá. Estava prevista para a noite de ontem, a chegada da imagem de Jesus, Maria e José na Igreja Matriz de Quixeramobim, seguida de uma celebração especial. Todavia, o bispo dom Ângelo Pignolli não esta presente. Ele está cuidando da programação de aniversário de sua Diocese, criada em 13 de março de 1971 e solenemente instalada aos 20 de agosto daquele ano.

Entretanto, o ponto alto das comemorações religiosas será no próximo sábado, dia 4, com a cavalgada e a Missa do Vaqueiro, celebrada pelo padre Adauto Farias. Vestido a caráter, ele voltará a cantar a aboiar durante os ritos litúrgicos. Muitos tangedores de gado, inclusive de cidades vizinhas, aproveitam a ocasião para realizar a cavalgada até Quixeramobim e receber as bênçãos em suas montarias. Encontro assim só se vê em Canindé e Morada Nova, lembra o vaqueiro repentista Damião Monteiro. Segundo o pároco Sérgio de Oliveira, dentre os objetivos da festa religiosa estão o envolvimento das famílias e escola na construção de uma sociedade pautada no diálogo.

No Ceará, além de Quixeramobim e de Barbalha, segundo a Arquidiocese de Fortaleza e as sete Dioceses do Interior, mais oito cidades têm paróquias com Santo Antônio como seu padroeiro. Na Capital, além da paróquia da Maraponga, as áreas pastorais da Granja Portugal e do Planalto do Pici fazem festa. Aracatiaçu, Barro, Caridade, Caucaia, Chaval, Itaitinga, Majorlândia (na cidade de Aracati) são as demais cidades do Interior do Ceará.

Fique por dentro
Atividades

A programação religiosa da Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim começa nesta terça-feira, com caminhada a partir da 16 horas e hasteamento da bandeira; no dia 4 de junho, cavalgada às 16 horas e, em seguida, Missa do Vaqueiro diante da Igreja Matriz; nos dias 9 e 10 haverá Chitão iniciando logo após a celebração do cultos das 19 horas; na noite seguinte, 11, o tradicional leilão; na manhã do dia 12, a II Corrida de Santo Antônio e no dia dedicado ao santo, 13 de junho, procissão e arreamento da bandeira no fim da tarde e show pirotécnico. É um momento de celebração da fé e devoção ao santo.

MAIS INFORMAÇÕES
Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim: (88) 3441.0289
Prefeitura de Quixeramobim
Telefone: (88) 3441.1326

Alex Pimentel
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário