segunda-feira, 22 de junho de 2015

Meditação do Dia (22/06/15) - 'TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO!"


Bom dia com Fé confiante no Deus da Misericórdia!

"TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO..." (Mt 7,5)


Uma das atitudes mais comum entre as pessoas que não se conhecem a si mesmo é o julgamento da vida alheia. Muitos enxergam com mais facilidades os erros dos outros dos que os próprios. 


Jesus chama a atenção dos seus discípulos para não julgar a vida dos outros e também não agir com hipocrisia. O Mestre sabia que estas tentações são comuns a todos e, por isso, quis alertar aos seus discípulos para não cair nestas armadilhas de pecado.

Julgar o outro é como condenar ou rotular, limitando a pessoa, identificando-a somente com seus erros. E apenas os erros que o julgador considera serem importantes. Uma pessoa é muito mais do que alguns de seus atos. 


Quem julga o outro quer se sentir superior a ele ou se acha (ainda que inconscientemente) melhor que o outro. Muitas vezes até projeta ou transfere para o outro seus próprios erros/defeitos que não aceita em si mesmo.

Se eu quero ajudar uma outra pessoa, o melhor caminho é o do testemunho. O caminho da vigilância sobre a minha própria vida ajuda verdadeiramente ao meu irmão. Pois é impossível querer ensinar ao outro uma lição que eu mesmo ainda não aprendi ou que está muito distante da prática da minha vida. Se não houver humildade, passamos pela vida como 'sujos' falando dos 'mal lavados', ignorando o nosso próprio espelho interior.

'Só quem modificou a si mesmo pode modificar os outros'. (Soren Kierkegaard) Se queremos mesmo ajudar alguém que errou a deixar os seus erros ou corrigir seus defeitos, olhemos para os nossos e os corrijamos. Assim, estaremos fazendo um grande bem ao ambiente em que vivemos. Se eu mudar primeiro, acabarei por ajudar o outro automaticamente.


Peçamos a Deus a graça da humildade e da misericórdia, para não julgarmos os outros que erram e nem querermos 'parecer mais santos' do que eles.

Para Hoje, meditemos: "TIRA PRIMEIRO A TRAVE DO TEU OLHO..." (Mt 7,5)

Graça e Paz!

Que Deus da Misericórdia nos abençoe e Nossa Senhora, Humilde Serva do Senhor, nos conduza sempre em seu Amor!

Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário