terça-feira, 16 de junho de 2015

Julgamento de Ex-Núncio da República Dominicana Józef Wesolwski já está marcado!


Caso Wesołowski: ex-núncio é reencaminhado a julgamento

Primeira audiência está marcada para 11 de julho

Vatican City,  (ZENIT.orgStaff Reporter


Józef Wesołowski, ex-núncio apostólico na República Dominicana acusado de pedofilia e abuso sexual de crianças, foi reencaminhado a julgamento pelo presidente do Tribunal do Estado do Vaticano, Giuseppe Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, com decreto de 6 de junho, em aceitação do pedido formulado pelo Promotor de Justiça.

O porta-voz vaticano, padre Federico Lombardi, comunicou que a primeira audiência está marcada para 11 de julho. O ex-prelado deve responder por crimes cometidos tanto durante a sua estadia em Roma, de agosto de 2013 até o momento da sua prisão, em 22 de setembro de 2014, quanto durante o tempo que passou na República Dominicana durante os cinco anos em que foi Núncio Apostólico naquele país (de 24 de janeiro de 2008 a 21 de agosto de 2013).

No tocante ao tempo passado em Roma, a acusação menciona o delito de posse de material de pornografia infantil. Quanto ao período anterior, as acusações se baseiam em provas apresentadas pelas autoridades judiciais de Santo Domingo sobre os abusos sexuais contra menores.

O conjunto das graves acusações deve passar pela avaliação do órgão julgador, que poderá ordenar perícias técnicas em computadores utilizados pelo acusado e formas de cooperação judiciária internacional para análise dos depoimentos de testemunhas colhidos pelas autoridades competentes de Santo Domingo. O "delicado e articulado" processo, de acordo com o porta-voz do Vaticano, pretende “efetuar o mais cuidadoso e aprofundado julgamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário