quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

DATAS E HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES ''PAPAIS' DOM FIM DE 2012


Celebrações presididas pelo papa no tempo de Natal
Vaticano comunica horários dos eventos que terão a presença do Santo Padre

VATICANO, terça-feira, 11 de dezembro de 2012 (ZENIT.org) – A secretaria de Celebrações Pontifícias divulgou as datas e horários das celebrações litúrgicas a ser presididas por Bento XVI neste período de Natal.

O primeiro evento é a Santa Missa da noite de 24 de dezembro, que o papa presidirá na Basílica Vaticana às 22 horas. A missa será precedida pela oração do Ofício de Leituras e pelo canto da Kalenda, a partir das 21 horas.

No dia seguinte, terça-feira, 25 de dezembro, dia da solenidade do Natal do Senhor, o Santo Padre pronunciará ao meio-dia a mensagem tradicional de Natal, com a bênção "Urbi et Orbi".

Na segunda-feira, 31 de dezembro, também na Basílica Vaticana, o papa presidirá as Primeiras Vésperas da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, seguidas pela exposição do Santíssimo Sacramento, com o canto tradicional do "Te Deum" para encerrar o ano civil e, finalmente, com a bênção eucarística.

O papa saudará o novo ano presidindo a celebração eucarística da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, na oitava do Natal, na terça-feira, 1º de janeiro, às 9h30 da manhã, na capela papal da Basílica Vaticana. Será o XLVI Dia Mundial da Paz, com o tema "Bem-aventurados os pacificadores".

Concelebrarão com o Santo Padre o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado; o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz; dom Giovanni Angelo Becciu, arcebispo titular de Roselle e substituto da Secretaria de Estado; dom Dominique Mamberti, arcebispo titular de Sagona e secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado; dom Mario Toso, SDB, bispo titular de Bisarcio e secretário do Conselho Pontifício Justiça e Paz, e dom Beniamino Stella, arcebispo titular de Midila e presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica.

No domingo, 6 de janeiro, Bento XVI celebrará no Vaticano a missa da Solenidade da Epifania do Senhor, durante a qual sagrará alguns presbíteros com a ordem episcopal. No domingo seguinte, 13 de janeiro, o papa celebrará a festa do Batismo do Senhor, presidindo a missa na Capela Sistina às 9h45. Na cerimônia, ele administrará o sacramento do batismo para algumas crianças.

(Trad.ZENIT)


FONTE: www.zenit.org/portuguese

Nenhum comentário:

Postar um comentário