segunda-feira, 26 de março de 2012

NOMEAÇÕES DE BISPOS PARA O BRASIL PELO PAPA BENTO XVI



Novos Bispos para o Brasil
As nomeções de Bento XVI

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira,  21 de março de 2012(ZENIT.org) –Apresentamos as nomeações feitas por Bento XVI hoje, na Cidade do Vaticano. 

O papa Bento XVI nomeou hoje, em Roma, o Pe Giovanni Crippa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (população: 3.210.878;católicos: 2.284.477).

Italiano, nascido em Milão, padre Giovanni emitiu, em 1981, os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenadoPresbítero no dia 14 de setembro de 1985. Em 1996 doutorou-se em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma. Viveu os primeiros anos de seu sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional (Turim), Professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata.

Chegou ao Brasil em 2001, foi vigário Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade (2001 – 2003) em Feira de Santana e, a partir de 2004, pároco dessa mesma Paróquia; foi Diretor Espiritual no Seminário Arquidiocesano Sant´Ana Mestra, Professor na Faculdade Católica, Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese, Conselheiro Provincial de sua Congregação e, desde 2001, Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora.

Pe Giovanni será ordenado Bispo no dia 13 de maio, às 9h, na Catedral de Feira de Santana, interior da Bahia.

Bento XVI nomeou também o sacerdote José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo Auxiliar de Fortaleza (População: 3.622.000; católicos: 2.562.000).

O Bispo eleito nasceu em 1963 a Garanhuns (Brasil) e foi ordenado sacerdote em 1989. De 1990 a 2000, vigário paroquial na paróquia “Nossa Senhora da Conceição” em Águas Belas e na paróquia “Nossa Senhora Mãe dos Homens” em Itaíba; de 2000 a 2005 foi pároco na paróquia “Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos” em São Bento do Una, diocese de Garanhuns; de 2002 a 2005 foi  Coordenador Diocesano de Pastoral em Garanhuns; em 2008 è foi Membro da Equipe de Formação do Seminário Interdiocesano; Membro do Conselho Presbiterial da Diocese de Garanhuns. Atualmente é Reitor  do Seminário Maior Interdiocesano “Nossa Senhora das Dores”, na Diocese de Caruaru e responsável pela Organização dos Seminários e dos Institutos de Filosofia -Teologia do Brasil na Regional “Nordeste 2” da Conferência Episcopal Brasileira.

 “Finalmente, a Igreja me convoca para algo mais. O Bom Pastor assim me diz: “Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho”, e convida-me a deixar agora estes “cordeiros” para cuidar deste novo rebanho. Qual a minha resposta? “Eis-me aqui Senhor!” Afinal são sempre tuas ovelhas e teus cordeiros, o teu rebanho. O Senhor insiste comigo: “Pasce oves meas” – “apascenta minhas ovelhas”, (Jo 21,17) será meu lema episcopal, sem esquecer que a esta ordem antecede a pergunta sempre oportuna: “Tu me amas?”. Declarou Pe José Luis em mensagem divulgada pelo site da arquidiocese de Fortaleza.

Outra nominação foi para São Félix (população: 162.000; católicos 139.000), o Bispo Prelado Adriano Ciocca Vasino, até o momento Bispo de Floresta.

Fotos: www.cnbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário