quinta-feira, 1 de março de 2012

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 01/03/12




Quinta-Feira, 01 de Março de 2012

1a. Semana do Tempo da QUARESMA
São Rosendo

Leituras do Dia 

1a. Leitura: Ester (Est) 4,17a-b.g-h
Salmo Responsorial (Sl) 137
Evangelho: Mateus (Mt) 7,7-12

I SEMANA DA QUARESMA 
(ROXO – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Ouvi, Senhor, minha oração, compreendei o meu lamento. Atendei à voz de meu apelo, ó meu rei e meu Deus! (Sl 5,2s)

Oração do dia
Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E, como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Primeira leitura (Ester 4,17a-b.g-h)

Leitura do Livro de Ester.


Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.
17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 137)

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

3. Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!


Aclamação do Evangelho

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai! 
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14).

EVANGELHO (Mateus 7,7-12)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Meditação Diária

"Pedi... Buscai... Batei!"

(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Tenho um amigo que há muito tempo faz sua aposta semanal na mega sena, joga pouca coisa, nada que comprometa o seu orçamento doméstico, mas é uma combinação de números que ele acha que um dia vai dar certo e irá fazê-lo acordar milionário.

Pelo tempo que ele faz sua aposta, me recordo que seu filho mais novo era um adolescente, hoje já é casado e lhe deu dois netos e ele continua jogando. De vez em quando me mostra todo orgulhoso seu arquivo de apostas que já chegou a umas dez caixas, pois ele guarda todas as apostas feitas e já chegou perto das famosas seis dezenas. Um dia perguntou-me havia algum mal nisso, se era pecado...

Confesso que não soube o que lhe responder, pois como falei no início, o valor é tão pouco que em nada compromete o orçamento familiar, normalmente se considera pecado quando se tira daquilo que é essencial, para apostar em jogos de azar... Meu amigo não faz e nunca fez isso, entretanto...

O pecado está no fato dele colocar toda sua esperança de ser feliz um dia, na possibilidade de tornar-se um milionário acertando na mega sena. Se fizermos uma cuidadosa releitura da situação, vamos concluir que ele não é feliz com o que Deus lhe deu, um bom emprego, uma ótima família, uma situação econômica tranqüila, não é rico mas consegue dar a família todo conforto. Aposentou-se, mas continua trabalhando, portanto com a renda duplicada... Sente que ainda há algo a ser buscado, quer ficar rico, quer porque quer ser milionário, achando que isso vai fazê-lo feliz... Tudo que Deus lhe deu parece que não foi suficiente. Aí é que está o problema, o que queremos que Deus nos dê, e o que de fato precisamos. A comunidade Mateus vacilava bastante nesse sentido, era uma Fé meio desconfiada...

Do que o homem precisa para ser feliz, qual a sua dependência primeira? Se meu amigo fosse tão insistente e perseverante em buscar a Deus, como tem buscado na aposta semanal, certamente já sentiria uma alegria, uma paz e uma felicidade que nenhuma fortuna no mundo poderia lhe dar... É isso que o evangelista São Mateus aborda nesse evangelho. O que pedimos, o que buscamos e o que mais queremos, só Deus pode nos dar, Nele e somente Nele devemos ter toda confiança, somente Nele devemos por toda nossa esperança, e em nada mais...

Imaginem uma criança que ainda não atingiu o uso da razão, e que depende totalmente dos pais, toma a mamadeira com toda confiança e alegria, jamais irá perguntar a mãe se o leite está bom, ou se não está envenenado... Se os pais sabem e dão coisas boas e necessárias aos filhos, quanto mais Deus sabe atender e de fato atende, todas as nossas necessidades. Vejamos bem, ele atende as nossas necessidades, não os nossos caprichos, nossos sonhos de consumismo e de riqueza, nossas fantasias e ilusões que temos nesta vida...

Sobre as oferendas
Sede propício, ó Deus, às nossas preces e, acolhendo as oferendas do vosso povo, fazei com que os nossos corações se voltem para vós. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão: Quem pede recebe; quem procura encontra; e ao que bate abrir-se-á (Mt 7,8).

Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, fazei que os sagrados mistérios, instituídos para a nossa salvação, nos sirvam de remédio hoje e sempre. Por Cristo, nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário