sexta-feira, 9 de março de 2012

MENSAGEM DO EVANGELHO (PE. TULA) - 09/03/12


MENSAGEM DO EVANGELHO
Dia 09 de Março de 2012
Mt21,33-43.45-46


A VINHA DO SENHOR


A missão de Jesus Cristo foi sempre marcada por profundas oposições por parte de escribas, doutores da Lei e os fariseus. Estes pensavam uma sociedade em que houvesse minoria privilegiada, da qual eles faziam parte, e um grande número de pessoas que vivessem na submissão completa.

No Evangelho de hoje, Jesus se depara com esta situação, e aproveita a oportunidade para falar com esta gente, apresentando uma história, que é por assim dizer, o conteúdo de sua missão salvífica.

Neste texto Jesus nos dá conta de como nós, que não fazemos parte do povo judeu, fomos inseridos no mistério da Sua Salvação. Sabemos que Deus Pai criou o mundo para que os homens e mulheres desfrutem do Seu amor, assistência e proteção.

Desde então a maior obra do Pai tem sido a de atrair novamente as criaturas a Si, com o intuito de que gozem novamente da Sua presença e do Seu grande amor.

Para começar a Sua obra Ele escolheu um povo e dirigiu a esse povo a Sua atenção mandando-lhe os Seus emissários, os profetas para que voltasse atrás na sua soberba e auto-suficiência.

Todavia, este povo continuou virando as costas para Deus e não deu mais atenção às Suas sugestões. Finalmente, o Pai mandou o Seu próprio Filho Amado e Escolhido, Jesus Cristo para ensinar ao povo de Israel o jeito certo de bem administrar o reino dos céus aqui na terra e salvá-lo do pecado e da morte.

Jesus veio para o povo judeu, mas os judeus não O aceitaram como Salvador, desse modo, por misericórdia de Deus, Ele voltou-se para os pagãos e se entregou por toda a humanidade.

No entanto, para que nós possamos nos apropriar deste legítimo direito nós precisamos crer e reconhecer Jesus como o herdeiro do Pai que veio trazer para nós a herança da vida eterna.

O reino foi tirado do povo de Israel e entregue a nós, a fim de que possamos dar bons frutos, não só materialmente falando, mas na qualidade de vida humana e espiritual com santidade e justiça.

Muitas vezes, no entanto, nós preferimos construir o reino dos céus ao nosso modo e nos esquecemos de edificar aqui na terra segundo o projeto do coração do Pai. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram, mas tornou-se a pedra angular, isto é, a pedra central da nossa fé.

Portanto, nós cristãos que cremos em Jesus como Senhor e Salvador somos hoje os vinhateiros a quem o Senhor entregou a Sua vinha, isto é, o Seu reino, para que seja edificado e cultivado por nós. Somos os responsáveis por entregar a colheita do nosso trabalho, na hora precisa, em que os emissários do Senhor se apresentarem.

Porém, se não levarmos em consideração os ensinamentos de Jesus para cuidarmos bem do Seu reino, nós também seremos dispensados e substituídos por outros mais fiéis ao compromisso assumido.

Às vezes, nós pensamos que edificar o reino dos céus aqui na terra é trabalhar somente para nós adquirindo mais conhecimento e crescimento espiritual.

Somos os lavradores da vinha, somos nós hoje aqueles a quem as nossas mãos é também a conversão dos nossos irmãos e irmãs a quem nós ajudamos a caminhar. Reflita – Quem é Jesus na sua vida? – Você crê Nele como Senhor e Salvador da sua vida? – Você vive de acordo com os Seus ensinamentos?

Você é vinhateiro ou fruto da vinha? – Você tem trabalhado para colher frutos na vinha do Senhor? – Se o emissário chegar hoje quais os frutos que você apresentaria a ele? – Se lhe pedissem hoje contas a você qual seria a colheita que você teria para entregar ao proprietário?


VERSOS DE HOJE – O GATO


Andando no nosso sertão
Existe um gato no lugar
Numa casa tem mais de três
Para o rato na ficar
A zuada do miado
Faz o rato se mandar

Dizem que gato não serve
Só serve para dormir
Não trabalha, nem ajuda
Mas faz os outros sorrir
O pichano é bonitinho
Seu miado quero ouvir

Tem gato de todas as cores
Tem o gato e tem a gata
O miado é o mesmo
Tem cabeça e a pata
Tem o pelo e o rabo
Come só na hora exata

O gato é um animal
De grande estimação
Tem gente que o detesta
Chuta nele e bate a mão
Mas quem gosta de seu gato
Tem a ele afeição


PENSAMENTO DO DIA

“No mundo em que vivemos, não mais do que simples administradores dos bens que Deus criou” 
Pe Tula


HISTÓRIA DE CAUCA – Você sabia

Em 1732 havia no Ceará, mais precisamente em Siupé, uma povoaçãodos ANACÉS, administrada por um Padre Dominicano, e que depois, foi anexado a Parangaba. E tambem por este mesmo ano, os índios TREMEMBÉS sairam de Almofala e vieram se estabelecer em Caucaia, na região onde hoje é o Genipabu, depois de muitos anos voltaram para a sua terra onde existe hoje, a terra dos TREMEMBÉS, em Almofala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário