sábado, 12 de novembro de 2011

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 12/11/11


Sábado, 12 de Novembro de 2011 

Leituras do Dia

1a. Leitura: Sabedoria (Sb) 18,14-16;19,6-9;
Salmo Responsorial (Sl) 104; 
Evangelho: Lucas (Lc) 18,1-8.

Evangelho de hoje:

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Meditação Diária

A Oração perseverante da viúva

Quem persevera na busca e sabe o que se está a procurar, alcança o seu objetivo. 

Jesus conta hoje o Evangelho a parábola do juiz injusto e da viúva insistente. Mesmo com o total desinteresse do juiz em ajudar a viúva e ainda sem nenhum respeito a homem ou temor a Deus, ele teve de se render a perseverança da viúva que dia e noite insistia que fosse feita justiça contra o seu adversário.

E recorda que Deus é muito mais atento a ouvir o apelo daquele que pede, daquele que reconhece que necessita da força do poder de Deus. Mas como anda a nossa fé? Será que estamos perseverando no pedir e no agir conforme a vontade de Deus?

Jesus alerta aqui então para a oração perseverante, a insistência humilde que dobra o coração do homem duro e também desperta a ação de Deus. Alerta também para a qualidade de nossa vida de fé.

Fixemos os olhos em Jesus e peçamos humildemente o que precisamos e reconheçamos que de Deus virá o melhor para nós!

"Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo! / Tende compaixão de mim e atendei-me! / Vós sois o meu protetor e não me deixeis! / Não me abandoneis, ó Deus, meu Salvador!" (Salmo 26,7-9)  

Meta do Dia

Rezar a Deus com fé humilde e perseverança constante!

Pe. Adauto Farias, CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário