sexta-feira, 18 de novembro de 2011

NOTÍCIAS DA IGREJA - VIAGEM DO PAPA À ÁFRICA

Papa Bento XVI inicia amanhã sua 22ª viagem internacional



Cotonou (Quinta-feira, 17-11-2011, Gaudium Press) Esta sexta-feira será um dia especial para a África. Pela segunda vez o continente receberá a visita do Papa Bento XVI que, com esta viagem, completa 22 missões apostólicas internacionais. A presença do Santo Padre no país será marcada pela entrega da Exortação Apostólica "Africae Munus - Empenho e dever da África" onde estão publicadas todas as discussões abordadas no Sínodo para a África, realizada em 2009 no Vaticano.
Bento XVI encontrará um país que é formado por uma população estimada em 9,3 milhões de habitantes, espalhados por uma área aproximada de 112.622 km². Desta população, segundo o Censo, 27,1% é católica. No Benin, existem 10 circunscrições eclesiásticas, 338 paróquias e 801 centros pastorais, aos quais se dedicam 11 bispos, 811 sacerdotes, 1.386 religiosos e religiosas, 30 membros leigos de Institutos seculares e 11.251 catequistas. Os seminaristas menores são 308 e os maiores 497.
O Papa Bento XVI participará das comemorações do 20º aniversário da chegada dos Franciscanos da Imaculada. Eles são os responsáveis pela origem do maior centro mariano de Cotonou; o Santuário de Allada dedicado à "Mãe da Divina Misericórdia". Para o diretor do Santuário de Allada, padre Michele Maria Iorio, o Santo Padre trará uma mensagem baseada nos valores e direitos fundamentais, temas que interessam a todos, especialmente neste país que sofre pela pobreza e a falta de recursos.
Um dos compromissos do Papa Bento XVI será um encontro com crianças órfãs e doentes, ajudadas por missões de caridade junto à Paróquia Santa Rita. Segundo Carla Baraldi, missionária responsável pela "Casa da Alegria", das Irmãs de Albertine a Pèrèrè, esta é uma demonstração de amor do Santo Padre. "Certamente a atenção do Santo Padre a este grupo de crianças, a sua preocupação é uma preocupação de toda a Igreja para estes pequenos, que Jesus ama. Cada criança que nasce nos recorda que Deus não está distante do homem".
No sábado, o Pontífice se encontrará com seminaristas, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos na cidade de Ouidah, o que para padre Iorio será um momento especial de graça. Segundo o reitor do Seminário de Allada, padre Michele Maria Iorio, "o Papa vem para nos encorajar, também para nos corrigir onde erramos, a fim que o catolicismo seja realmente puro, integral, profundo, sem contaminação, e o testemunho seja real, pleno e forte".
O sacerdote ressalta que a Igreja em Benin dará ao Papa sobretudo um testemunho de radicalidade, de amor apaixonado por Jesus Cristo e pelo Evangelho, testemunhos verdadeiros de uma Igreja que vive em comunhão com o Papa."Para nós, a vinda do Papa é um impulso que nos encoraja a ser realmente generosos em busca da santidade como São Maximiliano Maria Kolbe e São Francisco de Assis, os quais seguimos o exemplo".
Segundo informações da Conferência Episcopal dos Bispos Africanos, em Cotonou existem 57.771 estudantes frequentam instituições católicas, de escolas maternais a universidades. Há ainda 12 hospitais, 64 postos de saúde, três leprosários, sete casas para idosos ou portadores de deficiências, 41 orfanatos e asilos para crianças, três consultórios de assistência familiar pertencentes à Igreja ou administradas por sacerdotes ou religiosos. (LB)
Fonte: www.arautos.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário