sábado, 5 de novembro de 2011

DIA A DIA COM A PALAVRA DE DEUS - 05/11/11


Sábado 05/11/11

São Zacarias e Santa Isabel

Leituras do Dia

1a. Leitura: Romanos (Rm) 16,3-9.16.22-27;
Salmo Responsorial (Sl) 144; Evangelho: Lucas (Lc) 16,9-15.


Evangelho de hoje:


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.


Meditação Diária

"Ser fiel nas pequenas coisas" (Lc 16,10)
Eu creio nas promessas de Deus - Eugênio Jorge 

Deus é Justo! Ele nos trata com verdadeira justiça e sua justiça é a nossa salvação, a morte do Justo Jesus pelos injustos e ingratos seres humanos, como nós.

Deus nos trata com justiça para que sejamos justos nas nossas relações humanas e em nosso relacionamento para com Ele. Justiça nesse sentido, significa gratidão por tudo o que recebemos de Deus, em especial, pela salvação que não merecíamos nem merecemos.

Ser justo, isto é, ser realmente grato para com Deus é começar a ser grato nas pequeninas coisas e realações entre nós. É ser fiel no pouco. É ser honesto consigo e com os outros. É ser realmente humano.

Jesus, no Evangelho de hoje, está fazendo uma grande crítica a quem vive desonestamente e se apresenta como "santinho". Ele nos recorda que Deus conhece o nosso coração e o nosso íntimo. Ele sabe quem nós somos, frágeis e  débeis criaturas.

Assumamos nossos erros e pecados e busquemos honestamente a conversão para Deus. Será preciso morrer para tudo aquilo que não convém com o projeto de Deus. Rezemos e confiemos que Deus Misercordioso nos espera de braços abertos. Corramos o risco - frente aos desafios e tentações do mundo moderno e pós-moderno - de ser cristãos e de querer ser mais parecido com Jesus, um ser humano diferente. Um ser humano verdadeiramente humano.

Meta do Dia

Ser justo para com Deus a partir das pequenas situações.

Pe. Adauto Farias, CM


Nenhum comentário:

Postar um comentário