segunda-feira, 4 de junho de 2012

MISSA DO VAQUEIRO, EMOÇÃO, DEVOÇÃO E TRADIÇÃO!




Durante a noite deste sábado, dia 02 de junho de 2012, das 18 às 21 h, por ocasião da programação da festa do padroeiro Santo Antônio de Quixeramobim, região centro do estado do Ceará, foi celebrada a Missa do Vaqueiro. Os responsáveis foram: Secretaria de Cultura, Equipe Litúrgica, Pastoral da Sobriedade, Escola Socorro Benicio Coelho e Sociedade Pestalozzi. O evento cultural e religioso reuniu mais de trezentos cavaleiros e suas montarias, além da comunidade católica, juntos, somaram mais cinco mil fiéis presentes a Praça Capitão Dias Ferreira, no entorno da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

O celebrante foi o padre cantor, vaqueiro e aboiador Adauto Farias, sendo auxiliado na co-celebração pelo Padre Francisco Sérgio de Oliveira, além do ministério de musica e os sanfoneiros e os zabumbeiros, que deram show a parte. A celebração litúrgica seguiu o rito católico com a introdução do regionalismo popular, que simbolizou a cultura regional a partir do vaqueiro, figura que permeia os sertões de Quixeramobim na lida com a bovinocultura de leite e de corte. Não faltaram os vaqueiros com sua tradicional vestimenta, ou seja, todo encourado.

Até o padre celebrante foi introduzido no cenário do ‘ciclo do couro’, utilizando estola, chapéu, entre outros adereços fabricados de couro de boi. Sanfoneiros, que tradicionalmente animam o forró pé de serra, foram introduzidos na celebração, entre os mais experientes e afamados destacamos Luis Paulo e Tenilson. Durante a celebração padre Adauto Farias fez questão de enaltecer a figura lendária e histórica do Rei do Baião – Luiz Gonzaga. Foram entoadas musicas do cancioneiro gonzagueano, inclusive com forte destaque para as letras que aborda a seca e o sofrimento do agricultor por conta da seca. No encerramento os presentes, na sua maioria afirmaram ter sido um raro momento de felicidade e de apoio a cultura local, a Missa do Vaqueiro.  
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário