sexta-feira, 8 de junho de 2012

LITURGIA DAS HORAS - OFÍCIO DAS LEITURAS / SEXTA-FEIRA DA 9a. SEMANA DO TEMPO COMUM


LITURGIA DAS HORAS - OFÍCIO DAS LEITURAS
SEXTA-FEIRA

http://www.paulus.com.br/liturgia-das-horas-volume-iii-tempo-comum-semanas-1-a-17_p_1423.html




I Semana do Saltério
Invitatório

V. Abri os meus lábios, ó Senhor.
R. E minha boca anunciará vosso louvor.


R. Demos graças ao Senhor, porque eterno é seu amor..
Salmo 94(95)


Convite ao louvor de Deus
Animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
aclamemos o Rochedo que nos salva!
2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
e com cantos de alegria o celebremos! (R.)

3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
e as alturas das montanhas lhe pertencem;
5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
e a terra firme suas mãos a modelaram. (R.)

6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
=7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão. (R.)

=8 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: †
“Não fecheis os corações como em Meriba, *
9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
– em que outrora vossos pais me provocaram, *
apesar de terem visto as minhas obras”. (R.)

=10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
e eu disse: “Eis um povo transviado, *
11seu coração não conheceu os meus caminhos!”
– E por isso lhes jurei na minha ira: *
“Não entrarão no meu repouso prometido!” (R.)

(Rezado): – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

(Cantado): Demos glória a Deus Pai onipotente
e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †
e ao Espírito que habita em nosso peito *
pelos séculos dos séculos. Amém.

(R.)
 ___________________________________________________ 
Ofício das Leituras
introdução
ouvir:   
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 
R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

Hino 
I. Quando se diz o Ofício das Leituras durante a noite ou de madrugada:
Reinais no mundo inteiro,
Jesus, ó sol divino;
deixamos nossos leitos,
cantando este hino.

Da noite na quietude,
do sono levantamos:
mostrando as nossas chagas,
remédio suplicamos.

Oh! quanto mal fizemos,
por Lúcifer levados:
que a glória da manhã
apague esses pecados!

E assim o vosso povo,
por vós iluminado,
jamais venha a tombar
nos laços do Malvado.

A glória seja ao Pai,
ao Filho seu também;
ao Espírito igualmente,
agora e sempre. Amém.

II. Quando se diz o Ofício das Leituras durante o dia:
 Cristo, em nossos corações
infundi a caridade.
Nossos olhos chorem lágrimas
de ternura e piedade.

Para vós, Jesus piedoso,
nossa ardente prece erguemos.
Perdoai-nos, compassivo,
todo o mal que cometemos.

Pelo vosso santo corpo,
pela cruz, vosso sinal,
vosso povo, em toda parte,
defendei de todo o mal.

A vós, Cristo, Rei clemente,
e a Deus Pai, eterno Bem,
com o vosso Santo Espírito
honra e glória sempre. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!

Salmo 34(35),1-2.3c.9-19.22-23.27.28

O Senhor salva nas perseguições
Reuniram-se. e resolveram prender Jesus por um ardil para o matar (Mt 26,3.4).

I
1 Acusai os que me acusam, ó Senhor, *
combatei os que combatem contra mim!
=2 Empunhai o vosso escudo e armadura; †
levantai-vos, vinde logo em meu socorro *
3c e dizei-me: “Sou a tua salvação!”

9 Então minh’alma no Senhor se alegrará *
e exultará de alegria em seu auxílio.
10 Direi ao meu Senhor com todo o ser: *
“Senhor, quem pode a vós se assemelhar,
– pois livrais o infeliz do prepotente *
e libertais o miserável do opressor?”

11 Surgiram testemunhas mentirosas, *
acusando-me de coisas que não sei.
12 Pagaram com o mal o bem que fiz, *
e a minh’alma está agora desolada!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Levantai-vos, ó Senhor, vinde logo em meu socorro!

Ant. 2 Defendei minha causa, Senhor poderoso!

II
=13 Quando eram eles que sofriam na doença, †
eu me humilhava com cilício e com jejum*
e revolvia minhas preces no meu peito;
14 eu sofria e caminhava angustiado *
como alguém que chora a morte de sua mãe.

=15 Mas apenas tropecei, eles se riram; †
como feras se juntaram contra mim *
e me morderam, sem que eu saiba seus motivos;
16 eles me tentam com blasfêmias e sarcasmos *
e se voltam contra mim rangendo os dentes.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Defendei minha causa, Senhor poderoso!

Ant. 3 Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.

III
=17 Até quando, ó Senhor, podeis ver isso? †
Libertai a minha alma destas feras *
e salvai a minha vida dos leões!
18 Então, em meio à multidão, vos louvarei *
e na grande assembléia darei graças.  

19 Que não possam nunca mais rir-se de mim *
meus inimigos mentirosos e injustos!
– Nem acenemos seus olhos com maldade *
aqueles que me odeiam sem motivo!

22 Vós bem vistes, ó Senhor, não vos caleis! *
Não fiqueis longe de mim, ó meu Senhor!
23 Levantai-vos, acordai, fazei justiça! *
Minha causa defendei, Senhor, meu Deus!

27 Rejubile de alegria todo aquele *
que se faz o defensor da minha causa
– e possa dizer sempre: “Deus é grande, *
ele deseja todo o bem para o seu servo!”
28 Minha língua anunciará vossa justiça *
e cantarei vosso louvor eternamente!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Minha língua anunciará vossa justiça eternamente.

V. Meu filho, observa as minhas palavras.
R. Conserva a doutrina e haverás de viver.

Primeira leitura
Do Livro de Jó 40,1-14; 42,1-6

Jó submete-se à majestade divina
40,1 O Senhor falou a Jó, e disse:
2“O adversário do Todo-Poderoso quer lutar?
O censor de Deus quererá responder?”
3Jó respondeu ao Senhor, dizendo:
4“Fui precipitado.
Que te posso responder?
Porei minha mão sobre a boca.
5Falei uma vez, não replicarei;
uma segunda vez, mas não falarei mais”.
6O Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade e disse:
7“Cinge os teus rins como um herói;
vou-te interrogar, e tu me responderás.
8Tu te atreves a anular o meu julgamento,
ou a condenar-me, para seres justificado?
9Se tens um braço como o de Deus
e podes trovejar com voz semelhante à dele,
10reveste-te de glória e majestade,
cobre-te de fausto e de esplendor;
11derrama o ardor de tua ira
e, com um simples olhar, abate o arrogante;
12humilha com o olhar qualquer soberbo
e esmaga os ímpios no chão;
13enterra-os todos juntos no pó
e amara a cada qual na prisão.
14Então eu também te louvarei,
porque a tua direita te poderá dar a salvação”.
 42,1 Jó respondeu ao Senhor, dizendo:
2“Reconheço que podes tudo
e que para ti nenhum pensamento é oculto.
3– Quem é esse que ofusca a Providência,
sem nada entender? –
Falei, pois, de coisas que não entendia,
de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão.
4Escuta-me, que vou falar:
eu te perguntarei e tu me responderás.
5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar,
mas, agora, eu o vejo com meus olhos.
6Por isso me retrato
e faço penitência no pó e na cinza”.

Responsório Jó 42,5-6; 39,35.34

R. Até hoje, Senhor, só de ouvir vos conheço,
mas agora vos vejo com os meus próprios olhos;
e por isso agora, Senhor, me retrato,
* E me penitencio no pó e na cinza.
V. Falei uma vez, oxalá não falara,
falei outra vez e não mais falarei.
Com a mão vou tapar minha boca, Senhor.
* E me penitencio.

Segunda leitura
Dos Tratados de Balduíno de Cantuária, bispo

(Tract.6:PL204,466-467)
(Séc.XII)

O Senhor é quem discerne os pensamentos
e as intenções do coração
O Senhor conhece os pensamentos e as intenções de nosso coração. Quanto a si,
conhece-os todos, sem dúvida alguma; quanto a nós, conhece aqueles que sua graça nos
faz devidamente discernir.O espírito que há no homem não conhece tudo que existe no
homem, e percebe a respeito de seus pensamentos quais os que deve ou não aceitar.
Contudo, nem sempre julga conforme a realidade. O que vê pelos olhos da mente não o
discerne com exatidão, por causa da fraqueza da vista.

É freqüente que, pela própria imaginação ou por outra pessoa ou pelo tentador, se
apresente algo sob a aparência de piedade que, aos olhos de Deus, não merece o prêmio
da virtude. Pois existem simulacros das verdadeiras virtudes e também dos vícios, que
iludem os olhos do coração. Como por artifícios, de tal forma pressionam a penetração
do espírito que muitas vezes lhe parece ver o bem onde não existe ou o mal onde não
está. Faz isto parte de nossa miséria e ignorância, muito triste e muito de se lamentar e
temer.

Está escrito: Caminhos há que parecem retos ao homem, cujo fim leva ao inferno. Para
evitar esse perigo, São João nos adverte: Provai os espíritos a ver se são de Deus.
Quem poderá provar se os espíritos são de Deus, se não lhe for dado por Deus o
discernimento dos mesmos, para que possa examinar com precisão e verdadeiro juízo os
pensamentos, afetos e intenções espirituais? Na verdade a discrição é a mãe de todas as
virtudes, necessária a cada um, seja para a orientação da vida de outros, seja para o
governo e correção da sua.

É reto o pensamento do que há a fazer, se dirigido pela vontade de Deus, se a intenção é
simplesmente dirigida para ele. Desta forma todo o corpo de nossa vida ou de qualquer
ação nossa será luminoso, sendo simples os olhos. O olho simples é olho e é simples
porque pelo julgamento reto vê o que deve fazer e, pela intenção pura, age com
simplicidade naquilo que nunca deveria fazer-se com duplicidade. O julgamento reto
não admite o erro; a intenção pura exclui o fingimento. Este é o verdadeiro
discernimento: a junção do reto juízo e da pura intenção.

Tudo isto se há de fazer à luz da discrição, como em Deus e diante de Deus.

Responsório Mq 6,8; Sl 36(37),3

R. Vou mostrar-te, ó homem, o que é bom
e o que é que o Senhor pede de ti:

* Que apenas pratiques a justiça,
que ames o amor e a bondade
e que diante de Deus sejas humilde.
V. Confia no Senhor e faze o bem
e sobre a terra habitarás em segurança.
* Que apenas.

Oração

Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de
nós o que é nocivo, e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário