segunda-feira, 2 de março de 2009

Paternidade Espiritual

ARTIGO A RESPEITO DO SEMINÁRIO SOBRE “A PATERNIDADE E A MATERNIDADE ESPIRITUAL NA EXPERIÊNCIA DOS PADRES DA IGREJA” PARA O JORNAL “A VOZ DE NAZARÉ”


A vida espiritual é de fundamental importância para a nossa caminhada rumo ao sacerdócio. Sendo assim, temos a necessidade de uma boa e rica formação espiritual. Neste sentido, o Seminário temático desenvolvido, pela nossa professora de Teologia, a romena Ir. Ângela Tutas, em nosso Instituto Regional para Formação Presbiteral (IRFP), sobre a “Paternidade e Maternidade espiritual na experiência dos Padres da Igreja” veio ser uma magnífica oportunidade para o nosso crescimento espiritual, pois nos colocou em contato com os mais experientes mestres espirituais de nossa Igreja, os padres e as madres do deserto. Aqueles e aquelas que não teorizavam sobre espiritualidade e mística, mas ensinavam a partir de suas próprias experiências vivencias.
Dentre os principais assuntos tratados neste Seminário temático destacamos “A sabedoria dos Padres”, “A ascese”, “A lectio divina”, “A oração”, “A solidão”, “A luta espiritual”, “As qualidades do pai espiritual no Sacerdócio de São João Crisóstomo”, “A vida de Santo Antão”, “O discernimento espiritual”, etc. Todos estes assuntos foram tratados em relação à paternidade/maternidade espiritual. Foram ricas apresentações que nos deixaram animados com o estudo e, mais que isso, a busca por uma profunda experiência espiritual.
O mundo atual, em sua infinita busca pela “verdade” trazida pela ciência, tem gerado pessoas cada vez mais fragilizadas, esfaceladas, vivendo sem sentido de viver. Devemos atentar sobretudo para os jovens, haja vista que eles representam o presente-futuro da humanidade. São os jovens de hoje que vão conduzir o mundo de amanhã, contudo esse amanhã já se inicia no “hoje”. Se os jovens perderem o sentido e o sabor pela vida, o que será do futuro da humanidade? Baseado nisso, consideramos o carisma da paternidade/maternidade espiritual de vital importância para a nova evangelização que a Igreja hoje visa implantar. A experiência trazida pelos padres além de nos indicar um verdadeiro caminho místico, vem nos esclarecer em nossa fé, pois sua experiência espiritual está fundada na verdadeira doutrina cristã. É preciso, então que surjam novos pais/mães espirituais para ajudar a orientar o nosso povo e conduzi-lo ao verdadeiro Caminho, Verdade e Vida, que é Jesus. (Cf. Jo 14,6)
Desse modo, podemos afirmar que este Seminário temático sobre a Paternidade e Maternidade espiritual na experiência dos Padres trouxe como novidade para o nosso Instituto o desejo de formar não somente padres intelectuais, mas autênticos e fidedignos pastores, preparados e experimentados na mais profunda escola mística cristã, a escola de nossos primeiros mestres espirituais.
Esperamos, como estudantes de Teologia do IRFP, que esta oportunidade seja apenas a primeira de muitas que teremos para conhecer e aprofundar a experiência de grande valor de nossos primeiros pais/mães espirituais.

Adauto Farias (2º. Ano de Teologia) e Marcos José (3º. Ano de Teologia)
Estudantes Lazaristas do IRFP
31/05/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário